Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisa realizada entre UFTM e UFMG identifica possíveis tratamentos e vacina contra bactéria que afeta o sistema reprodutivo
Pesquisa

Publicado: Terça, 06 de Julho de 2021, 13h20

Uma pesquisa realizada em parceria entre a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG identificou  possíveis alvos de medicamentos criados a partir de compostos naturais e candidatos à vacina contra Mycoplasma genitalium, bactéria causadora de várias síndromes inflamatórias do trato reprodutivo em homens e mulheres, como uretrite, cervicite e doença inflamatória pélvica, que pode estar associada à infertilidade e ao aborto espontâneo. O resultado do estudo pode auxiliar em tratamentos dessa infecção bacteriana e a desenvolver vacinas.

O artigo, que aborda os resultados do trabalho, foi publicado na revista científica Genomics em junho de 2021 (doi.org/10.1016/j.ygeno.2021.06.011). A pesquisa foi desenvolvida pelo doutorando Wylerson Guimarães Nogueira e pelo pós-doutorando ArunKumarJaiswal, sob orientação do professor da UFTM, Siomar de Castro Soares.

Conforme os pesquisadores, as infecções por M. genitalium têm gerado preocupações em âmbito mundial por sua ascensão dentre as Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST devido ao aumento de sua prevalência e da sua resistência ao tratamento com os antibióticos mais conhecidos, com o potencial de se tornar a próxima grande superbactéria. A pesquisa avaliou, por meio de ferramentas de bioinformática, todos os genomas da espécie disponibilizados no banco de dados do Genbank nos Estados Unidos e, além disso, um conjunto de 5.008 compostos naturais que podem atuar como medicamentos. Foram identificados no total 19 candidatos à vacina e 7 alvos de medicamentos, ou seja, moléculas capazes de ajudar no combate dessa bactéria.

Proteína alvo de medicamento WP_009885596.1, proteína de modificação de restrição Tipo I, interagindo com o composto natural ZINC08636510 (Imagem: Divulgação - Grupo de Pesquisa)