Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Empresa Júnior de Química segue com produção de álcool em gel
Colaboração

Empresa Júnior de Química segue com produção de álcool em gel

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00

Conforme já noticiado pela Comunicação Social da UFTM, a Ejuqui, Empresa Júnior do curso de licenciatura em Química da UFTM, organizou-se e aprovou o projeto de extensão de produção de álcool em gel 70%, que continua sendo doado integralmente para pessoas carentes e instituições de caridade. O projeto, coordenado pelo professor Luís Antônio da Silva, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – ICENE, começou uma segunda fase em abril desse ano. Os alunos envolvidos estão indo todos os dias no período da manhã.

Segundo a presidente da Empresa Júnior de Química, a aluna Flávia Fernanda Sales Costa, o projeto começou em 2020 com objetivo de ajudar a população a se proteger contra o coronavírus, ocasião em que se conseguiram parcerias com doação dos insumos necessários, incluindo a Usina Delta que doou 300 litros mais recentemente para a Ejuqui.  Atualmente, com uma equipe de 2 a 3 pessoas, no período da manhã, o projeto consegue produzir uma média de 25 litros de álcool em gel por dia, em uma semana chegando a mais de 100 litros.

“A nossa equipe é bem motivada, sempre estamos tentando bater a meta e produzir cada vez mais. Gostamos muito de ver os resultados da nossa produção e com certeza a nossa motivação é saber que estamos ajudando muitas pessoas. Com o nosso grupo, organizamos toda semana o horário de cada um no laboratório, seguindo todo protocolo de segurança da covid-19 e sempre estamos registrando todos os momentos e postando no Instagram da Ejuqui, explicou Flávia, que reforçou que para fazer parte do projeto é só se orientar pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

A proposta do projeto é continuar com toda a produção de álcool em gel 70% sendo destinada à doação para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais filantrópicos, asilos e instituições de caridade, vendedores ambulantes e comunidades carentes de Uberaba/MG e região. As atividades planejadas pelos estudantes e professores visam à qualificação empreendedora dos discentes vinculados ao projeto, por meio da vivência empresarial, para adquirirem competências fundamentais para se tornar um empreendedor.

Conheça a Ejuqui UFTM no @Instagram.

Fotos: Ana C. Dias/acervo pessoal