Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM recebe insumos por meio de iniciativa colaborativa de grupo de pesquisadores
Pesquisa

Publicado: Quarta, 07 de Julho de 2021, 08h24

Laboratórios de pesquisa da UFTM receberam na última semana insumos doados por meio de iniciativa colaborativa criada por um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo – USP com o objetivo de otimizar o uso de materiais de pesquisa. O SocialLab destinou insumos para pesquisadores da UFTM previamente cadastrados na iniciativa. Foram distribuídos insumos para laboratórios do Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Instituto de Ciências Biológicas e Naturais – ICBN, Instituto de Ciências exatas, Naturais e Educação – ICENE e Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas – ICTE.

(Imagem: Reprodução internet- site SocialLab)

O SociaLab é uma iniciativa idealizada por Lucio Freitas Junior, pesquisador com longa experiência em pesquisa na área de Ciências Biomédicas no Brasil e no exterior. A iniciativa surgiu quando os idealizadores do projeto identificaram a dificuldade de se obterem materiais e insumos como um dos gargalos de se desenvolver pesquisa científica no país, e na necessidade de otimizar o uso de materiais de pesquisa. Com isso em mente, a equipe da iniciativa desenvolveu a plataforma SocialLab para cadastro gratuito de pesquisadores que querem compartilhar insumos e linhagens celulares de forma colaborativa.

Essa iniciativa tem se mostrado uma excelente alternativa de apoio para a pesquisa no país, especialmente para os laboratórios e pesquisadores com limitações financeiras e dificuldades com a obtenção de recursos. Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM, professor Carlo José Freire de Oliveira, “O Socialab pode ajudar os pesquisadores a darem continuidade aos seus projetos, uma vez que é uma plataforma de doação e troca de reagentes é feita de pesquisador para pesquisador de maneira a facilitar a comunicação e a colaboração entre os laboratórios de todo o país. Ainda, essa iniciativa dos professores da USP, capitaneada pelo Dr. Lúcio Freitas, funciona como uma “corrente do bem”, pois quanto mais laboratórios se cadastrarem na plataforma, mais pesquisadores terão a possibilidade de obter e doar itens e insumos para desenvolver pesquisas e experimentos”.

Na UFTM, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação – PROPPG por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pesquisa e Tecnologia tem auxiliado no processo de recebimento dos reagentes. Os interessados em participar da iniciativa podem se inscrever gratuitamente pelo site:https://www.socialab.com.br/.

Foto: PROPPG