Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM está entre as 20 entidades e órgãos federais com maior percentual de efetividade no atendimento às necessidades de desenvolvimento do PDP 2020
Capacitação

Publicado: Quarta, 07 de Julho de 2021, 09h31

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro ficou classificada entre as 20 entidades e órgãos federais com maior percentual de efetividade no atendimento às necessidades de desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2020, conforme o Relatório Consolidado de Execução do PDP 2020.

Este documento foi elaborado pelo Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC), com o objetivo de informar o cenário técnico-administrativo financeiro do desenvolvimento de pessoas no governo federal, a partir da consolidação dos relatórios informados manualmente por cada um dos órgãos e entidades que executaram seu respectivo planejamento em 2020.

Foram avaliados 179 órgãos/entidades do Poder Executivo federal e 70.515 necessidades de desenvolvimento cadastradas no Portal do SIPEC, sob os seguintes componentes:

- Avaliação geral de efetividade;

- Total de necessidades com e sem ações de desenvolvimento executadas;

- Total de ações de desenvolvimento executadas;

- Total da carga horária de ações de desenvolvimento;

- Total de servidores afastados no Brasil e no exterior;

- Custo total com ações de desenvolvimento e com diárias e passagens.

O critério de efetividade avalia se uma necessidade foi atendida integralmente, parcialmente, limitadamente ou não atendida, a partir do momento que o órgão/ a entidade descreve em uma necessidade no PDP para qual almeja solução que responda a uma "aprendizagem necessária", a uma "capacidade esperada" e a um "efeito positivo pretendido".

Quando o órgão/entidade avalia a efetividade da solução no relatório anual de execução, verifica se estas três condições foram alcançadas:

1ª) As pessoas aprenderam no nível (esforço) e o conteúdo (objeto) que precisavam;

2ª) As pessoas conseguiram desenvolver a capacidade esperada (capacidade humana) para seu desempenho profissional;

3ª) As pessoas entregaram efeito positivo pretendido para a organização (resultado organizacional).

No Anexo I, apresenta-se o quadro com os órgãos e as entidades que se classificaram segundo esse critério.

Para implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) na UFTM, o Setor de Capacitação de Pessoal (SCAP), unidade do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal (DDP) da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) da UFTM elaborou o PDP 2020 para atender ao Decreto nº 9.991/2019, em setembro 2019. Tal política tem como objetivo promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências necessárias à consecução da excelência na atuação dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Para realização desse trabalho, foi promovido na instituição o Levantamento de Necessidades de Capacitação para 2020, amplamente divulgado e aberto à participação de todos os servidores.

Foram elaborados dois formulários para levantamento de ações para capacitação, sendo um destinado aos Servidores e outro aos Gestores para registro de demandas de Equipes. O SCAP e o DDP promoveram reuniões pré-agendadas na PRORH com as chefias das grandes áreas da UFTM para apresentação da Nova Política e direcionamento no preenchimento dos formulários.

Após o término do período de preenchimento dos formulários, o SCAP procedeu à análise e classificação das 980 ações de capacitação levantadas pelos servidores da UFTM, sendo 792 oriundas dos formulários “Ações de Capacitação – Servidor” e 188 dos formulários “Ações de Capacitação – Gestores para Equipes”, o que resultou em 63 necessidades de capacitação a serem atendidas para o exercício de 2020.

Os dados que apontam a classificação da universidade podem ser encontrados tanto no Relatório Consolidado de Execução do PDP 2020 (https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/gestao-de-pessoas/pndp/paginas/Rel.ExecuoPDFPubliPortal.pdf) quanto na Apresentação do Relatório Consolidado de Execução do PDP 2020 (https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/gestao-de-pessoas/pndp/paginas/ApresentaoRel.ExecuoPDFPubliPortal.pdf).

A PRORH comemora o engajamento da comunidade da UFTM na construção desse trabalho e informa que, visando à continuidade da excelência no desenvolvimento de pessoas, na próxima semana serão disponibilizados os formulários para o Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) para o exercício de 2022.

registrado em: