Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto sobre doces caseiros de Peirópolis segue com atividades

Projeto sobre doces caseiros de Peirópolis segue com atividades

Publicado: Terça, 20 de Julho de 2021, 14h22

Neste mês de julho, o projeto de extensão universitária “Deixar a boca cheia d’água” apresenta a Exposição Virtual II, produção da Associação Comunitária de Artesanato e Doces Caseiros de Peirópolis. Esse projeto é vinculado ao Programa Interfaces ente Artes, Ciências & Matemática da UFTM e faz parte do Edital 01/2021/DDCult/PROEXT de Fomento à Cultura.

O intuito da proposta é desenvolver um trabalho de valorização da memória no fazer artesanal dos doces de Peirópolis, Triângulo Mineiro MG. O projeto “Deixar a boca cheia d’água: um estudo etnográfico na associação de doceiras de Peirópolis” tem como principais pilares o resgate cultural, o incentivo à troca intergeracional e a inserção dos princípios do turismo de base comunitária. Dessa forma, busca compreender a cultura dos artesãos - doceiras e doceiros -, as fontes de aprendizagem do fazer artesanal, ações solidárias e o propósito de produzir os doces como fonte de geração de renda.

Segundo o coordenador do projeto, professor Alberto Luiz Pereira da Costa, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – Icene, o título do projeto é uma expressão que nos remete aos tempos de nossas avós, vivência com as doceiras e a prosa na varanda no sítio. “Ao mexer o tacho e confeccionar o alimento ‘doce’, a boca enche d’água, e a troca intergeracional se mantém presente de mãe para filha. A rede de saberes, a valorização do conhecimento tradicional do fazer artesanal dos doces, a própria partilha, o ponto de encontro, a aprendizagem comunitária isso foi possível identificar no círculo de cultura que desenvolvemos na associação em Peirópolis”, destaca o professor.

Os doces produzidos pela Associação Comunitária de Artesanato e Doces Caseiros de Peirópolis não possuem conservantes e são feitos a mão, “tudo no braço”, expressão típica na fala dos artesãos e que ressalta a não adoção ou inserção de máquinas no processo de confecção.

O professor Alberto chama a atenção ainda para o fato de que Peirópolis é um polo cultural e científico que oferece uma diversidade cultural e uma ampla área de natureza. De acordo com uma das doceiras: “Eu espero uma coisa boa para nós, que essa vacina saia logo, e que todo mundo fique bem”. Neste momento da pandemia, a associação de artesanatos e doces de Peirópolis  continua funcionando e está aberta nos seguintes dias: quarta-feira, quinta-feira, sábados, domingos e feriados para disponibilização dos doces artesanais. A associação está ativa, não fechou na pandemia e está seguindo as medidas sanitárias necessárias, pois estão aguardando a presença e a volta dos visitantes. Horário de funcionamento das 9 horas às 17 horas.

A Exposição Virtual II será disponibilizada em breve pela SeMEC/TV Onda – UFTM . O projeto também conta com a colaboração da professora externa Angélica Carvalho Lemos e de bolsistas do Programa Interfaces UFTM.

Acompanhe o Programa Interfaces nas redes sociais:

www.instagram.com/programainterfacesuftm

www.facebook.com/programainterfacesuftm

Mais informações poderão ser consultadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.