Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão promoverá curso nesta semana
Extensão Universitária

Projeto de extensão promoverá curso nesta semana

Publicado: Segunda, 02 de Agosto de 2021, 09h43

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Educação e Cultura  - Geppec e o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Filosofia e Ciências Sociais - Lafics, ambos coordenados pela professora Idalice Ribeiro Silva Lima e vinculados ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais - Dfics do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais – Ielachs seguem com o projeto de extensão Jornadas de Discussão, em sua 3ª edição, sob o tema "A corrosão da democracia e as novas formas de autoritarismo".

De 3 a 4 de agosto, das 19h às 22h30, as Jornadas do Geppec/Lafics oferecerão mais uma atividade constitutiva do projeto, o minicurso, de maneira on-line, intitulado “Militares e Política: Teoria e História”, que será ministrado pelo professor Ludolf Waldmann Júnior da UFTM.

Segundo os organizadores, o projeto tem o propósito de criar espaços de discussão que propiciem o compartilhamento e a socialização de estudos e pesquisas sobre temas de alta relevância para a vida social e política do Brasil, desenvolvidos pelos grupos e laboratórios de pesquisa da UFTM e de outras universidades, assim como por outros atores sociais. A proposta desse projeto extensionista é realizar atividades como palestras, mesas-redondas, cursos de curta duração, rodas de conversa, oficinas, fóruns, performances artísticas etc. que envolvam um público amplo como professores, estudantes, pesquisadores, integrantes dos movimentos sociais e das entidades sindicais, grupos comunitários e diversos outros interessados no/pelo tema em debate, propiciando-lhes possibilidades de tomada da palavra para expressarem seus saberes e práticas.

Na abertura do minicurso haverá um apresentação artística, que será realizada por Ivens Tillman. O minicurso será composto por 7 horas de atividades síncronas, pelo Google Meet, e 5 horas de atividades assíncronas, pela Plataforma Moodle de EaD da UFTM, totalizando uma carga horária de 12 horas. Os links de acesso às atividades serão informados aos participantes inscritos.

Ainda segundo os organizadores, o minicurso visa oferecer um panorama introdutório sobre as relações entre militares, civis e política sob a perspectiva das Ciências Sociais. Dessa maneira, a proposta busca, num primeiro momento, entender as singularidades da instituição militar em relação ao restante da sociedade e do Estado, bem como as diferentes teorias e métodos disponíveis para compreendê-la. Em seguida, serão abordadas as diferentes perspectivas sobre a relação entre militares e o mundo civil, particularmente no âmbito da política, sob a ótica das principais teorias do campo das relações civil-militares. Finalmente, serão exploradas as principais abordagens, interpretações e explicações sobre a longeva participação dos militares na história política brasileira, desde os tempos da Monarquia até a Nova República.

Podem participar professores, estudantes, integrantes de movimentos sociais e de entidades sindicais e demais interessados no/pelo tema. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/vgiTN9etCR7xByA58

Conheça mais sobre o projeto no @facebook

Geppec/Lafics no @facebook

Mais informações e eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.