Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Grupo de pesquisa sobre espaço, literatura e artes segue com seminário de leitura
Extensão Universitária

Publicado: Quarta, 04 de Agosto de 2021, 13h12

O Grupo Interinstitucional de Pesquisa sobre Espaço, Literatura e Outras Artes – Topus, liderado pelos professores Ozíris Borges Filho, da UFTM, e Sidney Barbosa, da UnB, e constituído por membros de instituições brasileiras e portuguesas, segue realizando seminários mensalmente, sempre na última quarta-feira do mês, às 16h, horário do Brasil (19h em Portugal).

Segundo os organizadores, o grupo, em suas atividades, escolhe textos ou livros que servem de base para os seminários subsequentes. Feita a escolha, o grupo lê o texto e o debate é feito num sistema dialógico, ou seja, todos têm direito de participar do diálogo. O intuito é sempre pesquisar e debater textos que tenham como temática a questão da Espacialidade. Os encontros são voltados para alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores de instituições de ensino superior e professores em geral.

Segundo o professor da UFTM, Ozíris Borges Filho, da UFTM, o tema central do grupo é a questão do Espaço na Literatura e outras Artes. Assim sendo, todos os textos escolhidos para os seminários são baseados nessa temática. No dia aprazado, todos conversam sobre suas experiências de leitura e procuram aprofundar o entendimento do texto e das ideias suscitadas.

A proposta é discutir textos teóricos importantes que tematizam a relação do espaço com a literatura e outras artes, visando sensibilizar professores da rede pública de ensino dos níveis fundamental e médio para participarem dos seminários, sendo uma maneira de levar o conhecimento produzido na universidade para a escola.

Conheça mais sobre o Grupo Interinstitucional de Pesquisa sobre Espaço, Literatura e Outras Artes – Topus:  www.grupotopus.com

Mais informações e orientações poderão ser obtidas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

*matéria atualizada em 10 de agosto de 2021