Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão da Geografia mapeia Covid-19 no Triângulo Sul
Extensão Universitária

Projeto de extensão da Geografia mapeia Covid-19 no Triângulo Sul

Publicado: Quinta, 05 de Agosto de 2021, 08h24

O projeto de extensão “Distribuição espacial dos casos, óbitos e vacinação contra a COVID-19 na Macrorregião de Saúde do Triângulo do Sul, MG”, coordenado pelo Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento (CARTOGEO) do Departamento de Geografia da UFTM, começou sua segunda etapa.

O projeto foi ampliado em 2021 com o objetivo de georreferenciar e analisar a distribuição espacial dos casos, óbitos e vacinação contra a COVID-19 na Macrorregião de Saúde Triângulo do Sul/MG. Na primeira etapa, iniciada em 2020, examinou somente os casos de contaminação na primeira onda da pandemia. Os dados utilizados são provenientes das notificações fornecidas pela Superintendência Regional de Saúde - SRS de Uberaba, referentes aos 27 municípios sob sua jurisdição.

O estudo baseia-se em princípios do geoprocessamento e métodos de análise espacial, no nível de dados pontuais, feito apenas para as áreas urbanas dos 4 maiores municípios da macro (Uberaba, Araxá, Frutal e Iturama),  agregados por município (27 municípios da macro) e análise de clusters e tendência espacial, que identificam áreas onde existe maior a concentração de casos no tempo e no espaço. Serão utilizados os softwares de Sistemas de Informação Geográfica e recursos de sensoriamento remoto para a modelagem de banco de dados geoespaciais.

O projeto gera e compartilha mapas temáticos que subsidiam informações para a vigilância epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde e são publicados no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde – SES de Minas Gerais, a qual se encarrega de orientar as autoridades de saúde da Macrorregião do Triangulo Sul. Para o professor Ricardo Vicente Ferreira, coordenador do projeto, a devolutiva positiva dos profissionais da SES é a melhor  prova de que o projeto tem sido relevante. "Os relatos demostram que foi possível realizar ações efetivas da vigilância epidemiológica com base nas informações fornecidas  nos mapas produzidos pelo projeto. O próximo desafio é tentar relacionar a distribuição geográfica dos casos e óbitos por Covid-19 com dados da população imunizada. Esta segunda etapa do projeto está prevista para encerrar em 31 de dezembro de 2021, mas o mesmo poderá ser renovado, uma vez que o propósito é subsidiar a vigilância epidemiológica da região no enfrentamento da pandemia da Covid-19", explicou.

Acesse o Boletim Especial URS Uberaba da Secretaria Estadual de Saúde, na página: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/boletim-especial-macrorregioes

Arte: Ricardo Vicente Ferreira/UFTM