Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Diplomas de graduação da UFTM passarão a ser emitidos em formato digital
Diploma digital

Diplomas de graduação da UFTM passarão a ser emitidos em formato digital

Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 11h32

A Pró-Reitoria de Ensino – Proens, por meio do Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, informa à comunidade UFTM que os diplomas de graduação passarão a ser emitidos no formato digital, conforme determinado por legislação relacionada, expressa na Portaria nº 330, de 5 de abril de 2018; na Portaria 554, de 11 de março de 2019; na Portaria 1.095, de 25 de outubro de 2018; e na Portaria nº 117, de 26 de fevereiro de 2021.

Para  o pró-reitor de Ensino, professor Wagner Roberto Batista, o diploma digital, sendo uma relevante ação de inovação tecnológica, promoverá a modernização de documentos acadêmicos, além de ser uma ação de sustentabilidade em decorrência da eliminação da utilização do papel e, sobretudo, mecanismo funcional para evitar fraudes.

A diretora do DRCA, Nilda Rosa Nunes Martins, esclarece que, no atual período de transição, os concluintes das turmas de 2020/2 ainda receberão diploma no formato digital e impresso, com a reprodução do formato digital, sem nenhum custo. O diploma em formato digital, nos termos da legislação em vigor, não tem custo para os formandos. A partir de 2022, para os concluintes que colarem grau e optarem também pelo diploma impresso, será cobrado inicialmente a taxa de R$120,00. Quanto à declaração de conclusão de curso, continuará sendo entregue impressa normalmente aos concluintes. É importante também salientar que os diplomas físicos já emitidos continuarão a ter sua validade regularmente.

O reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, comemora o início da emissão dos diplomas no formato digital. “A emissão dos diplomas no formato digital, além da perspectiva de modernidade e de atender à legislação, possibilitará a redução de gastos orçamentários, processos serão simplificados e acredito que dará mais celeridade à emissão dos diplomas. Gostaria de agradecer a todos os servidores envolvidos na viabilização desse processo”, destacou o reitor.

O Registro de Diplomas na UFTM

O registro de diplomas da UFTM, por várias décadas, foi realizado inicialmente pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e, posteriormente, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Com a ampliação do número de servidores do DRCA, foi criada em 2007 no DRCA a Divisão de Registro de Diplomas – DRD, que passou a registrar todos os diplomas de graduação e pós-graduação a partir do primeiro semestre de 2008.

Com a criação da equipe de planejamento de contratação e soluções de Tecnologia da informação – TIC pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Recursos de Tecnologia da Informação – SISP do Poder Executivo Federal, a Proens atende atentamente à legislação vigente com a expectativa de iniciar a emissão digital dos diplomas, cujo prazo final é dezembro deste ano.

Para mais informações, acesse a página de perguntas e respostas sobre o diploma digital criada pelo MEC: