Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM divulga relatório de autoavaliação sobre governança e gestão públicas de 2021
Gestão

Publicado: Quarta, 03 de Novembro de 2021, 08h32

Em atendimento ao princípio da transparência, constante da Lei nº 12.527/2011, e alinhamento com a cultura de transparência e controle social na Administração Pública, a UFTM divulga em seu site o Relatório Individual de Autoavaliação referente ao Levantamento de Governança e Gestão Públicas 2021.

Desde 2014, o Tribunal de Contas da União (TCU) vem realizando, regularmente, levantamento para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança. A partir de 2017, o TCU unificou cinco levantamentos de governança (gestão de pessoas, gestão de TI, gestão de contratações, gestão orçamentária e governança pública), a fim de identificar riscos sistêmicos e subsidiar o Congresso Nacional com informações sobre governança e gestão da Administração Pública Federal.

O levantamento do ciclo 2021 contou com a participação de 378 organizações públicas com respostas válidas, incluindo as universidades federais. A análise dos dados é apresentada em seis indicadores de governança e gestão, o primeiro apresentando o panorama geral do perfil integrado (iGG), e os demais demonstrando o resultado das organizações avaliadas por cada tema tratado no questionário. Todas as notas são apresentadas em gráficos do tipo radar, variando de 0 (0%) a 1 (100%). Em cada gráfico, os dados da organização em análise são enfatizados em azul.

A partir da publicação do resultado do Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública – Ciclo 2018, a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) realizou reuniões pontuais com gestores da Reitoria, Pró-Reitoria de Administração (PROAD), Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH), Auditoria Interna e Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) para definir medidas de aperfeiçoamento dos temas constantes do questionário de governança do TCU, especialmente aqueles vinculados ao tópico “Operações”, como: gestão de tecnologia da informação e gestão orçamentária – tema inserido no levantamento referente ao ciclo 2021.

A UFTM, classificada em 2018 próximo ao limite do nível inicial de capacidade de governança e gestão das organizações públicas federais – 38% –, conseguiu aperfeiçoar suas práticas de governança nas áreas avaliadas, elevando o percentual do índice integrado de governança e gestão (iGG) para 63,6%, resultado que alçou a UFTM para o nível intermediário de capacidade de governança e gestão no levantamento do ciclo 2021.

Acesse o Relatório Individual de Autoavaliação referente ao Levantamento de Governança e Gestão Publicas 2021, disponível no endereço eletrônico a seguir: https://www.tcu.gov.br/igg2021/iGG2021%20-%20181%20-%20UFTM.pdf.