Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Governo de Minas destina R$ 11 milhões para projetos da UFTM
Programa de Apoio às Universidades Federais

Governo de Minas destina R$ 11 milhões para projetos da UFTM

Publicado: Quarta, 03 de Novembro de 2021, 16h53

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, na manhã desta quarta-feira, 3 de novembro de 2021, do evento de entrega de kits da Defesa Civil e do anúncio dos recursos que serão destinados  para a UFTM pelo  Programa de Apoio às Universidades Federais de Minas Gerais. No evento, que contou com a presença de autoridades locais e do reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, foram anunciados recursos para a construção de heliponto anexo ao Hospital de Clínicas e para instalação de usina de energia fotovoltaica para a UFTM

No evento, Romeu Zema destacou algumas das ações realizadas nos 34 meses à frente do governo do estado, assim como os desafios para equilibrar as contas. O governador  destacou que o estado de Minas Gerais tem avançado nos indicadores da educação, da saúde, da segurança e da atração de investimentos e que toda essa evolução tem se concretizado com um trabalho conjunto com prefeitos e demais poderes. “Estamos fazendo um repasse expressivo para a Universidade Federal do Triângulo Mineiro no valor de R$ 11 milhões que vai possibilitar a construção de um heliponto que será situado acima de um prédio que, posteriormente, ainda terá um aproveitamento pela universidade. O valor é de aproximadamente R$ 8,5 milhões. E também cerca de R$ 2,5 milhões que será utilizado para geração fotovoltaica. É uma preocupação nossa que as instituições de ensino venham a ter uma redução na conta de energia elétrica”, declarou Zema.

Durante a solenidade, o reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, agradeceu a liberação dos recursos e destacou o trabalho das entidades envolvidas no desenvolvimento do projeto. Foram encaminhados pela gestão da UFTM para o governo de Minas Gerais, oito projetos,  com valor total estimado de aproximadamente R$ 32,5 milhões. Desses projetos, o governo estadual selecionou dois deles. De acordo com o reitor da UFTM, a aprovação do projeto foi graças a um esforço conjunto entre governo, entidades representativas  e equipes da UFTM e HC-UFTM. “Desde que assumi a reitoria da universidade, falei para os colegas para abrir a universidade. Precisamos de parcerias com a sociedade, empresários e governo do estado para realizarmos essas obras. Hoje estamos colhendo os frutos desse trabalho”, destacou o reitor.

Ainda de acordo com o reitor da UFTM, o projeto do heliponto contará com uma estrutura em sua base destinada ao acolhimento das pessoas que ficam na porta do Pronto Socorro do Hospital de Clínicas aguardando aqueles entes queridos que estão hospitalizados. “É um projeto que vai atender não só Uberaba, mas os 27 municípios da região, além de dar suporte para o Hospital de Clínicas e para os hospitais aqui da região”, finalizou Luiz Fernando.

Detalhes técnicos, assim como dados dos projetos aprovados e editais de licitação, serão divulgados assim que a UFTM receber os recursos.

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM

Clique na imagem para acessar a galeria de fotos.

Mais informações:

UFTM é contemplada em programa de Apoio às Universidades Federais de Minas

Equipe da gestão da UFTM apresenta projetos e demandas para governador Romeu Zema

Projeto de heliponto objetiva aumentar segurança e rapidez no atendimento de traumas