Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > PROPPG desenvolve Plano de Internacionalização da Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM
Internacionalização

Publicado: Quinta, 04 de Novembro de 2021, 10h37

A internacionalização da pós-graduação tem sido uma das metas do Sistema Nacional de Pós-graduação, sendo um dos critérios de avaliação dos programas de pós-graduação pela Capes. Como a UFTM possui diversos programas de pós-graduação, docentes e grupos de pesquisa que possuem colaborações internacionais, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPPG, juntamente com o Colegiado de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM, tem trabalhado no desenvolvimento do Plano de Internacionalização da Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM. “Com a criação do Plano, a tendência é que tenhamos um número crescente de defesas de mestrado e doutorado ocorrendo em línguas estrangeiras e com a participação de bancas internacionais”, afirmou Jeffer Eidi Sasaki, diretor do Departamento de Desenvolvimento da Pós-graduação da UFTM.

E a Universidade já colheu fruto desse trabalho idealizado pelo Plano. O Programa de Pós-Graduação em Educação Física teve, no final de outubro, a sua primeira defesa de mestrado em inglês, desde a sua abertura.

O mestrando Gabriel Felipe Arantes Bertochi defendeu o seu trabalho intitulado “Understanding and Improving Perceived Exertion Assessment in Runners”. A banca foi composta pelos professores Luke Haile da Bloomsburg University, dos Estados Unidos, e dos professores Gustavo Ribeiro da Mota e Jeffer Eidi Sasaki (orientador) da UFTM. Tanto a apresentação realizada pelo candidato como a arguição da banca ocorreram na língua inglesa. “A defesa acompanha esses esforços de internacionalização e indica que as bancas remotas, implementadas principalmente em virtude da pandemia da COVID-19, abrem horizontes para a troca de experiências e colaborações internacionais”, concluiu Jeffer Sasaki.