Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Alunos de Educação Básica e da Residência Pedagógica da área de Língua Portuguesa realizaram visita cultural
Cultura

Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2021, 13h40

Na última sexta-feira, dia 3 de dezembro, um grupo de alunos de escolas de Educação Básica e do Subprojeto de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica – PRP/LP da UFTM realizou visita à Pinacoteca e ao Museu da Língua Portuguesa na cidade de São Paulo. Conforme os organizadores, a viagem contou com apoio da Coordenação Institucional do Programa de Residência Pedagógica da UFTM, da Pró-Reitoria de Ensino - Proens e da Reitoria da UFTM.

Constituíram o grupo 10 residentes do Programa de Residência Pedagógica/Língua Portuguesa, 1 professora preceptora do subprojeto na Escola Estadual Leandro Antônio de Vito, 3 professores, 20 estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual Leandro Antonio de Vito, 3 estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia e o professor Acir Mário Karwoski. Coordenam  na UFTM o Subprojeto de LP do Programa de Residência Pedagógica os professores Acir Mario Karwoski e Sandra Eleutério Campos Martins, do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - Ielachs.

Daiana Lombardi de Cuba, graduada no curso de Licenciatura em Letras da UFTM (Português/Inglês) e também egressa do Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras na UFTM, atualmente é professora na Escola Estadual Leandro Antônio de Vito e a preceptora do PRP/LP que acompanhou o grupo na viagem. Ela destacou o quanto os alunos ficaram maravilhados e encantados, inclusive pelo fato de que alguns deles sequer jamais haviam saído do bairro onde moram. “Foi uma experiência única e inesquecível para eles! Aprenderam muito com a visita cultural, sem dúvida”, frisou.

Professora Daiana Lombardi também chamou a atenção para o fato de que essas ações são importantes para enriquecimento cultural e social dos alunos, uma vez que estão em outros espaços, diferentes daqueles nos quais convivem diariamente. “Os museus, de forma geral, contribuem para o aprendizado dos discentes, pois faz com que eles tenham contato com obras/materiais de grande valor legitimado pela parcela culta da sociedade”, explicou a preceptora.

Professora Daiana, 1ª à esquerda, abaixo, com residentes do PRP/LP da UFTM

Conforme o professor Acir, o evento foi possível porque houve a recente reabertura do Museu da Língua Portuguesa em novembro de 2021 com as visitas guiadas que retomaram em 1º de dezembro de 2021. “Fomos um dos primeiros grupos acolhidos no espaço em SP. A visita ao Museu da LP possibilitou o contato direto dos alunos de Letras e das escolas públicas que integram o projeto com as temáticas relacionadas à história da língua portuguesa e a suas diversas manifestações pelo mundo”, destacou.

Professor Acir, 1º à esquerda, com residentes do PRP/LP da da UFTM

O PRP/LP tem como objetivo geral formar professores de língua portuguesa em consonância com a missão da UFTM e o projeto pedagógico do curso - PPC. O projeto de residência é fomentado pela Capes e, desde outubro de 2020, o subprojeto de LP desenvolve ações de formação inicial e continuada de professores em duas escolas estaduais em Uberaba, Leandro Antônio de Vito e Nossa Senhora da Abadia.

Fotos: Divulgação PRP/LP