Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Coordenação do Brafitec/Engenharia Mecânica da UFTM realizou missão em instituições francesas
Internacionalização

Publicado: Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 14h50

Entre os dias 14 e 29 de novembro de 2021, o professor Vitor Tomaz Guimarães Naves, do Departamento de Engenharia Mecânica vinculado ao Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE, esteve em missão de trabalho na França, ocasião em que visitou universidades francesas parceiras no Projeto Brafitec, realizando diversas reuniões com professores e diretores dessas instituições.

Durante a missão, o professor Vitor também se  reuniu com os alunos do curso de Engenharia Mecânica que atualmente estudam na França por meio do Brafitec e com alunos franceses. As instituições visitadas foram: ENSTA Bretagne, IMT - Atlatique, ambas na cidade de Brest; ENSIL-ENSCI, em Limoges; ENSMM, em Besançon; e ISAE-Supmeca, em Paris. Em todas essas cidades, segundo o professor da UFTM, há alunos do curso de Engenharia Mecânica morando e estudando atualmente.

Prof. Vitor Tomaz, à esquerda, e o prof. pesquisador Christian Jochum, na ENSTA, em Bretagne

Prof. Vitor Tomaz com o prof. Pascal Vairac, diretor geral da ENSMM, em Besançon

O professor Vitor destaca a a importância que é a manutenção do Projeto Brafitec da Capes, uma vez que sem dúvida enriquece muito a formação dos engenheiros mecânicos formados na UFTM. Nessa mobilidade acadêmica, afirma que os alunos têm a oportunidade de ampliar muitos acessos à carreira profissional e acadêmica, exemplificando com o fato de que  hoje vivem muitos egressos da UFTM na França trabalhando como engenheiros em grandes empresas ou desenvolvendo projetos de pesquisa como trabalhos de doutorado em parceria com  escolas de engenharia ou empresas.

Discentes Bruno Barini, Nicholas Lemos, prof. Vitor; discente José Eduardo Pezzotti e egressos Paulo Lacerda e Marcos Leal, todos do curso de Engenharia Mecânica da UFTM.

Para participar do Brafitec/Capes, os interessados devem comprovar proficiência no idioma francês, no mínimo nível B1 da certificação da Aliança Francesa, estar regularmente matriculado na UFTM e ter no histórico escolar entre 40 a 80% do curso integralizado, além de um notório rendimento acadêmico. Informações sobre o processo de seleção ainda serão divulgadas por meio de edital de seleção conduzido pela Assessoria de Cooperação Internacional - ACI.

“Espero para o próximo ano, a partir de março, novamente iniciar o processo de seleção para novos candidatos participarem do Brafitec. É preciso aguardar a confirmação da quantidade das bolsas de estudos oferecidas pela Capes aos alunos do curso de Engenharia Mecânica. Há uma expectativa também para que discentes do curso de Engenharia de Produção também possam participar dessa parceria tão bem sucedida  mantida na UFTM desde 2014”, finalizou o professor Vitor.

Mais informações ou eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail do professor Vitor Naves: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fotos: Vitor Naves/Acervo pessoal