Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Almanaque da Ciência inicia episódios apresentando pesquisas no Campus Universitário de Iturama
Ciência

Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 09h51

Com a intenção de apresentar a pesquisa científica produzida pela UFTM, mostrando como a Instituição se tornou a casa de pesquisadores científicos de diversas áreas, o Serviço de Mídia em Extensão e Cultura – SeMec, do Departamento de Desenvolvimento Cultural  da Pró-Reitoria de Extensão Universitária – Proext, iniciou neste ano de 2021 a produção de uma série documental denominada Almanaque da Ciência.

Três episódios estão editados e já publicados no Canal TV Onda da SeMec da UFTM. Ao todo, o documentário possuirá 12 episódios mostrando como a ciência tem um papel importante para o desenvolvimento humano e interfere em diversas áreas da nossa vida. O objetivo, conforme os responsáveis pelo projeto, é divulgar o trabalho científico feito na UFTM por meio da produção de vídeos sobre ciência. Como resultado, espera-se que a população conheça o trabalho científico feito pela UFTM e que o conhecimento gerado venha alavancar o pensamento sobre a pesquisa científica no país.

Cada episódio abordará uma pesquisa diferente desenvolvida na instituição. A princípio, os três primeiros episódios abordam pesquisas realizadas no Campus Universitário de Iturama, com o curso de Agronomia, que já estava com pesquisas em andamento e em momento antes da colheita de grãos. No primeiro episódio, o professor Helder Barbosa, diretor geral do Campus Universitário  de Iturama, destacou que a instalação do Campus em Iturama trouxe um cenário de ensino, pesquisa e extensão, principalmente para o desenvolvimento regional, com realização de importantes pesquisas no âmbito dos três cursos, licenciatura em Química, licenciatura em Ciências Biológicas e bacharelado em Agronomia que, segundo ele, hão de estabelecer um novo cenário científico, tecnológico e industrial para a região de Iturama e de todo Pontal do Triângulo Mineiro.

Em segundo momento, outros cursos serão apresentados. Conforme surgirem as demandas, serão elaborados o roteiro de cada episódio, destacou Andreia Fernandes Malaquias, supervisora do SeMec, sobre os novos episódios do Almanaque da Ciência. Durante toda produção dos episódios do Almanaque da Ciência foram respeitados os protocolos de proteção contra a Covid-19.

ASSISTAALMANAQUE DA CIÊNCIA/SeMec/DDCult/Proext

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fotos: Andréia. F. Malaquias (equipamento) - Daniela Gonzales (Girassóis)