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PROCEDIMENTOS

Orientações e procedimentos - COVID-19

Publicado: Sexta, 04 de Fevereiro de 2022, 12h01

 

O Comitê para enfrentamento da COVID-19 da UFTM – CEA/UFTM, baseado nas últimas publicações, no momento atual, em que temos síndrome gripal por diversos agentes circulando (Influenza, Parainfluenza, Adenovirus, Coronavirus, Rinovírus, Vírus Sincicial Respiratório) e na limitação de disponibilidade dos testes para diagnóstico destas infecções virais, orienta a adoção dos seguintes procedimentos:

 

SERVIDOR/ESTUDANTE/COLABORADOR TERCEIRIZADO
A) Na presença de SINTOMAS GRIPAIS (febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, dores no corpo, tosse seca, rouquidão, coriza, congestão nasal), o servidor/estudante/colaborador terceirizado deverá:

  • informar imediatamente seu Brigadista, enviando por e-mail a AUTODECLARAÇÃO DE SAÚDE (SINAIS OU SINTOMAS GRIPAIS);
  • exercer suas atividades no formato remoto, pelo período de 7 (sete) dias, a partir do início dos sintomas;
  • * A orientação é que o servidor/estudante/colaborador terceirizado faça a testagem para COVID- 19 no terceiro dia dos sintomas.

 
B) Em caso de TESTE POSITIVO para COVID-19 (sem atestado médico), o servidor/estudante/colaborador terceirizado deverá:

  • informar imediatamente seu Brigadista por e-mail;
  • exercer suas atividades no formato remoto pelo período de 7 (sete) dias a contar do início dos sintomas, podendo retornar às atividades presenciais ao final deste período, se assintomático;
  • caso o indivíduo mantenha sintomas (febre e dor no corpo) ainda no sétimo dia, o retorno deverá ocorrer após 48h do fim do quadro febril, com a devida informação ao Brigadista.

 
C) Em caso de TESTE POSITIVO para COVID-19 (com atestado médico), o servidor/estudante/colaborador terceirizado deverá:

  • se afastar das atividades laborais durante o prazo definido no referido atestado;
  • informar imediatamente seu Brigadista por e-mail; se servidor, encaminhar o atestado médico ao DASS/PRORH;
  • se terceirizado, encaminhar o atestado médico para a respectiva empresa contratada. se estudante, encaminhar o atestado médico ao NAES/PROACE, por e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 
D) Na condição de CONTATANTE, o servidor/estudante/colaborador terceirizado deverá:

  • informar imediatamente seu Brigadista, enviando por e-mail a AUTODECLARAÇÃO CONTATANTE;
  • exercer suas atividades no formato remoto pelo período de 7 (sete) dias, a contar da data de contato com a pessoa positivada para COVID-19.
  • Caso o indivíduo permaneça assintomático, após os 7 (sete) dias, deverá retornar às atividades presenciais. Caso apresente sintomas, deverá testar imediatamente e seguir as orientações, caso seja positivo.

 

BRIGADISTAS

 Os Brigadistas da UFTM após receberem notificações de casos de síndromes gripais, casos confirmados de COVID-19 e casos de contatantes deverão informar imediatamente à respectiva unidade de referência.

As unidades de referência dos Brigadistas são:

  1. Pró-Reitoria de Ensino (PROENS), para informações referentes aos estudantes de graduação;
  2. CEFORES, para informações referentes aos estudantes do CEFORES;
  3. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), para informações referentes aos estudantes de pós-graduação;
  4. PRORH, para informações referentes aos servidores técnico-administrativos e docentes;
  5. PROAD, para informações referentes aos colaboradores terceirizados.

 

UNIDADES DE REFERÊNCIA

As unidades de referência de posse das informações enviadas pelos Brigadistas deverão encaminhá-las diariamente ao CEA/UFTM em forma de planilha, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Na planilha devem constar informações, tais como a especificação dos servidores, setores e seus respectivos endereços físicos (informando, inclusive, se há o compartilhamento da sala com outro setor), a fim de viabilizar o devido monitoramento.

 

ORIENTAÇÕES PRORH

Afastamento por motivo de saúde

Os afastamentos dos servidores decorrentes da COVID-19 seguirão os trâmites normais de afastamentos por motivo de saúde, cabendo ao servidor encaminhar o atestado médico ao DASS/PRORH, conforme passo a passo disponível no link PROCEDIMENTOS ATESTADO DE SAÚDE-PRORH, evitando-se o deslocamento presencial do servidor ao DASS/PRORH.

Dúvidas relacionadas à atestados e perícias devem ser encaminhadas ao DASS pelos e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

 

 

Quando do fechamento da folha de ponto no UFTMNET, a chefia imediata do servidor técnico administrativo deverá lançar HOME OFFICE nos dias em que o servidor realizou suas atividades laborais em trabalho remoto.

Dúvidas relacionadas ao fechamento da folha de ponto devem ser encaminhadas ao Núcleo de Frequência – NUFREQ pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Afastamentos

Cabe ressaltar que o servidor quando em afastamento por motivo de saúde, mediante apresentação de atestado médico ao DASS, não deverá executar atividades laborais, seja no formato presencial ou formato remoto.

O servidor quando da não apresentação de atestado médico ao DASS, deverá executar suas atividades laborais no formato de trabalho remoto, não caracterizando afastamento por motivo de saúde.

Dúvidas relacionadas aos afastamentos e trabalho remoto de servidores, devem ser encaminhadas à PRORH pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Informações sobre servidores

As informações referentes aos servidores técnico-administrativos e docentes devem ser encaminhadas pelos Brigadistas (Chefias imediatas ou servidores designados) ao e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

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Assunto(s): COVID-19 , PROTOCOLOS , UFTM ,
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