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Bolsas

HC-UFTM oferece dez bolsas de iniciação científica para alunos de graduação

Publicado: Segunda, 07 de Março de 2022, 17h17

Hospital de Clínicas da UFTM publicou no dia 7 de março, por meio de sua Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), edital referente ao processo seletivo de candidatos a bolsas do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As inscrições serão recebidas de 10 a 31 de março. “O objetivo do programa é selecionar alunos de graduação regularmente matriculados na UFTM para desenvolver pesquisas aplicadas, sob orientação de pesquisadores com título de doutor, sendo estes empregados públicos da Ebserh lotados no HC ou servidores públicos da UFTM”, detalha a chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa do Hospital de Clínicas, Priscila Salge Mauad Rodrigues.

De acordo com o edital, serão distribuídas 10 bolsas equivalentes a R$ 400 mensais, com duração de 12 meses (início em maio de 2022 e término em abril de 2023). Os projetos submetidos devem propor um estudo a ser realizado nas unidades assistenciais do complexo HC-UFTM, e contemplar um dos temas prioritários abaixo relacionados:

  • Aplicação de conhecimentos e habilidades organizadas na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas para resolver problema de saúde e melhorar a qualidade de vida de pessoas;
  • Desenvolvimento de tecnologias, modelos e estratégias para a avaliação, incorporação e/ou gestão das inovações e tecnologias em saúde;
  • Estratégia de desenvolvimento de cuidados;
  • Desenvolvimento de estratégia de ensino na saúde;
  • Simulação realística/metodologia de ensino;
  • Resolução de problemas na gestão de sistemas em atenção à saúde;
  • Segurança do Paciente em ambientes ambulatoriais e de internação;
  • Avaliação da qualidade dos serviços de saúde prestados no âmbito do HC-UFTM;
  • Desenvolvimento e avaliação de métodos/estratégias para a comunicação em saúde;
  • Referência e contrarreferência na atenção à saúde;
  • Descrição, diagnóstico e construção de fluxos e processos para coleta, registro, monitoramento e divulgação dos indicadores institucionais no âmbito das unidades assistenciais;
  • O cuidado continuado em rede integrada de serviços de saúde: estratégias para a alta hospitalar qualificada, ou atenção domiciliar e comunitária;
  • Monitoramento e avaliação dos protocolos assistenciais e institucionais e seus impactos nos serviços hospitalares;
  • Tecnologias de apoio à regulação dos serviços hospitalares no âmbito do HC-UFTM (gestão de fila, tempo de espera, renovação de vagas, ocupação de leitos, qualificação da demanda e resolutividade);
  • Desenvolvimento de ferramenta de monitoramento de execução dos instrumentos de pactuação, planejamento e gestão em saúde;
  • Desenvolvimento e avaliação de métodos/estratégias pedagógicas para a educação em saúde;
  • Educação Permanente em Saúde: Gestão da Política, monitoramento e avaliação das ações educacionais voltadas para os trabalhadores do HC-UFTM;
  • Desenvolvimento e/ou incorporação de novas tecnologias diagnósticas, tratamento, acompanhamento e controle das doenças negligenciadas.

A chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa ressalta que as bolsas serão distribuídas conforme o mérito da proposta, independentemente das unidades ou setores de vinculação dos proponentes. “A avaliação vai considerar a relevância técnico-científica, a exequibilidade do projeto, e também a competência técnico-científica e a produção acadêmica do candidato a orientador”, informa Rodrigues.

O resultado final está previsto para 29 de abril. As atividades terão início no dia 2 de maio. Mais informações sobre critérios de classificação, recursos, requisitos, compromissos a serem assumidos, demais prazos, normas e procedimentos podem ser consultados no Edital PIC/Ebserh n.º 1/2022.

O PIC/Ebserh visa a estimular o uso da pesquisa científica, tecnológica e de inovação no âmbito do HC-UFTM, na busca por soluções de problemas enfrentados no cotidiano do hospital, além de fomentar o desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico do aluno e contribuir para a formação científica de recursos humanos para atuação na área de saúde.

Fonte: Unidade de Comunicação Social HC-UFTM (matéria)

 

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