Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Geossítio Peirópolis recebe a visita de equipe do Serviço Geológico do Brasil
Início do conteúdo da página
Visita

Geossítio Peirópolis recebe a visita de equipe do Serviço Geológico do Brasil

Publicado: Sexta, 25 de Março de 2022, 07h38

Na tarde da última quarta-feira, dia 23 de março de 2022,  a equipe do Projeto Geopark Uberaba, representada pela Secretária Executiva – PMU, Lúcia Cruvinel Lacerda; representante da ABCZ,  Marco Túlio Paolinelli; e representando a UFTM, o pró-reitor de Extensão Universitária, professor Fabrício Anibal Corradini; a diretora do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Stela Mariana de Morais; o geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro e o servidor Carlos Silva Caruba, recebeu o presidente do Serviço Geológico do Brasil - SGB - CPRM, Esteves Pedro Colnagno, acompanhado do diretor de Infraestrutura Geocientífica, Paulo Afonso Romano; do diretor de Geologia e Recursos Mineirais, Márcio José Remédio; e do gestor de Comunicação, Heber Oliveira.

A vinda a Uberaba dos membros do Serviço Geológico do Brasil foi motivada por duas oportunidades: participação em evento sobre remineralizadores de solo e visita ao Museu dos Dinossauros de Peirópolis, visando contribuir com as atividades do Projeto Geopark Uberaba.

Os visitantes foram apresentados às instalações do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, tanto à exposição do Museu dos Dinossauros, como aos laboratórios do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price, pelo geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro.

Da esq. à direita: Esteves P. Colnagno, Paulo A. Romano, Márcio J. Remédio, Luiz Carlos B. Ribeiro.

 

O presidente do SGB - CPRM, Esteves Pedro  Colnagno, afirmou que se surpreendeu com o que viu em Peirópolis, que conheceu pela primeira vez há quatro anos, destacando que tem procurado colaborar dentro daquilo que é possível para que o Museu do Dinossauros se efetive como parque apoiado pela UNESCO. “Nós estamos empenhados. O Dr. Luiz Carlos tem nos encaminhado muitas indicações dessa possibilidade e nós estamos com o nosso pessoal empenhado para que isso possa efetivamente acontecer. Nós, há cerca de 6 a 8 meses, conseguimos a visita da UNESCO para 2 parques que temos localizados no país, e eu tenho a sensação de que isso vai concluir efetivamente com um resultado favorável. O próximo passo é esse aqui, de fazer Peirópolis um parque apoiado pela UNESCO para que possa ter a oportunidade de ampliar e de efetivamente se consolidar como um espaço de importância para humanidade” destacou Esteves, colocando-se à disposição”.

Todos os representantes do Projeto Geopark destacaram a importância da presença da equipe do Serviço Geológico do Brasil para o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis e para o Projeto em um contexto geral, constatando apoio incondicional da presidência e diretoria do Serviço Geológico do Brasil em favor da inserção do Projeto Geopark Uberaba como membro da Rede Mundial de Geoparks – UNESCO.  “Foi uma alegria muito grande receber o presidente do Serviço Geológico do Brasil, acompanhado por seus diretores no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, ainda mais pela importância que isso representa não só para o Geossítio Peirópolis, como para o Programa Geopark Uberaba”, destacou Stela Mariana, diretora do CCCP.

Entre os encaminhamentos sinalizados durante a visita, ficou estabelecido envolvimento da equipe de geólogos para dar celeridade ao recadastramento e quantificação dos geossítios já existentes assim como fazer o mesmo para novos geossítios.

Da esq. à direita: Lúcia C. Lacerda, Marco T. Paolinelli, Paulo A. Romano, Esteves P. Colnagno; Luiz Carlos B. Ribeiro, Márcio J. Remédio, Stela Morais.

 

SGB - CPRM

O Serviço Geológico do Brasil - SGB - CPRM é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem as atribuições de Serviço Geológico do Brasil. Sua Missão é gerar e disseminar conhecimento geocientífico com excelência, contribuindo para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável do Brasil visando ser referência na geração de conhecimento e no desenvolvimento de soluções efetivas em Geociências para o bem-estar da sociedade brasileira. Conheça: SGBCPRM

 

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM

 

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Visita , Peirópolis , CRPM , Equipe.
Fim do conteúdo da página