Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto Mulheres em Cena acontecerá dia 30 deste mês
Extensão Universitária

Projeto Mulheres em Cena acontecerá dia 30 deste mês

Publicado: Sexta, 25 de Março de 2022, 09h36

A comunidade de Uberaba, especialmente as mulheres empreendedoras e artistas, poderão participar da primeira edição do evento “Mulheres em Cena”, que acontecerá no dia 30 de março, no pátio da área externa do Centro Educacional da UFTM. O projeto “Mulheres em Cena” é parte do Programa de Extensão Universitária da UFTM “Mulheridades”, coordenado pelo professor do departamento de Psicologia, Tales Vilela Santeiro, criado com o objetivo de valorizar e divulgar o trabalho de mulheres, promovendo a inclusão social e valorização da diversidade.

Programação

A abertura está prevista para as 11h40, com uma performance do Centro Cultural da UFTM. A partir das 15h40, será realizado um Slam, que é um espaço livre, com microfone e violão, para que as mulheres possam fazer qualquer intervenção artística. A artista plástica Daniella Néspoli também realizará uma pintura ao vivo.

O evento, que deve encerrar às 19 horas, contará com uma Feira de Exposição de trabalhos de mulheres da cidade, com a presença de artesãs, artistas plásticas, autoras, cabeleireira, costureira, vendedoras de artes, produtos artesanais, acessórios, entre outros. O objetivo geral do evento é incentivar as atividades empreendedoras e divulgar produções e criações das mulheres da cidade. Todo o dinheiro arrecadado será voltado para elas, como forma de estímulo a seu trabalho.

Também será realizada a arrecadação de alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal na entrada do Centro Educacional, que serão destinados a famílias de baixa renda, lideradas por mulheres em Uberaba. Trata-se do Projeto “A Dona da casa”, outra derivação do Programa. Esse projeto tem como objetivo beneficiar com essas doações e outras atividades essas famílias como forma de prestar assistência e reconhecer o compromisso com essas pessoas em condição de vulnerabilidade social. O projeto está sendo desenvolvido em paralelo ao Mulheres em Cena, por meio de contatos com os Centros de Referência do SUS (CRAS, CAISM, CIM) para localizar as famílias e prosseguir com as atividades voltadas a essa população. As doações serão realizadas nos próximos meses, o que pode ser acompanhado nas mídias sociais do Programa.

Como participar

A entrada é gratuita, sendo permitida a partir da apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, com pelo menos duas doses. Durante toda permanência no evento, o participante deverá seguir as medidas de biossegurança, como a utilização de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.

A inscrição para participação como visitante deve ser feita por meio do preenchimento do formulário eletrônico no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfvvbPOcYpagbGYozBTNe85EXvycQB-K03wd nXyH6H9kKtcmA/viewform.

Haverá controle da quantidade de pessoas no espaço do evento, de acordo com a capacidade máxima permitida na UFTM pelo Comitê de Acompanhamento da Covid-19.

Programa Mulheridades

O Programa “Mulheridades: Mulheres protagonistas de suas Histórias” da UFTM surgiu de uma construção coletiva do “Grupo de Pesquisa Clínica Psicanalítica: brincar aprender pensar”. De acordo com o Grupo, o Programa visa “à promoção de saúde, a partir da compreensão de sua indissociabilidade com a cultura, e partindo do reconhecimento da universidade pública com papel fundamental na luta pela construção de uma sociedade crítica, democrática, equitativa e comprometida com a transformação social”.

Para mais informações, acesse o Instagram @extensao.mulheridades ou envie e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ilustração: Daniella Néspoli