Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Jornadas pela Democracia inicia atividades nesta 4ª feira com palestra sobre gordofobia
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Jornadas pela Democracia inicia atividades nesta 4ª feira com palestra sobre gordofobia

Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 08h30

Nesta quarta-feira, dia 30 de março, o Programa de Extensão Jornadas pela Democracia 2022, já em sua 4ª edição, sob o título “Democracia e participação política: os movimentos sociais em cena” realizará, de maneira on-line, o primeiro evento em sua programação de 2022.

A abertura será às 17h30, com apresentação cultural, segundo a organização do evento, com a presença de Suyanne Héria, Loyane Beatriz Ferreira, Coral da UFU, Grupo de Teatro do Centro Cultural, Gustavo Mateus Ferreira Araújo. Às 18h será a palestra: "Lute como uma gorda: corporalidades, resistências e ativismos", por Malu Jimenez, filósofa, ativista feminista e antigordofóbica. Também  conforme os organizadores, a palestra, além de  propiciar um espaço de diálogo sobre Filosofia Gorda, colocará em discussão uma proposta de mudança de paradigma sobre corporalidades dissidentes, em que se faz uma revisão epistemológica sobre o discurso soberano de saúde, na perspectiva das corporalidades gordas. 

Malu Jimenez é doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), autora de livro sobre o tema e fundadora do Grupo de Estudos Transdisciplinares das Corporalidades Gordas no Brasil (Pesquisa Gorda). É pesquisadora da gordofobia desde 2014 e idealizadora do projeto "Lute Como Uma Gorda". A mediação da palestra será realizada por Suyanne Héria (UFTM).

As atividades em formato remoto das Jornadas Pela Democracia  serão transmitidas ao vivo pelo Canal YouTube LAFICS-UFTM, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=wAtE1brMSAA . A obtenção dos certificados não requer inscrição, mas é necessário o preenchimento do  formulário de presença a ser disponibilizado no espaço de bate-papo (chat), no dia da apresentação cultural e da palestra.

 

Programa de Extensão Jornadas pela Democracia

O programa de extensão, coordenado pela professora Idalice Ribeiro Silva Lima, do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, tem como proposta criar espaços de discussão, em que serão compartilhados e socializados os estudos e as pesquisas sobre temas de alta relevância para a vida social e política do Brasil, os quais são realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Educação e Cultura  - GEPPEC e demais grupos de pesquisa da UFTM e de outras universidades e pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Filosofia e Ciências Sociais  - LAFICS – vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais - DFICS do IELACHS.

Dados os protocolos sanitários decorrentes da pandemia de Covid-19, assim como a participação de colaboradores de diferentes regiões brasileiras, em 2022, a metodologia da ação extensionista terá um formato híbrido constituído de oferta de atividades presenciais e não presenciais síncronas e assíncronas como aulas públicas, palestras, mesas-redondas, cursos, rodas de conversa, oficinas, pesquisas-ação, performances artísticas, apresentações culturais e outras atividades, as quais serão realizadas por meio de trabalho de campo e de ferramentas como Google MeetYou Tube e Moodle.

“Espera-se que este programa contribua efetivamente para a construção diversa do  conhecimento acerca da vida social e política brasileira e para a formação política, cidadã e profissional, a participação política ativa na cena pública e no debate de ideias políticas e o exercício pleno da cidadania de atores sociais diversos”, destacou professora Idalice. 

Conheça o GEPPEC/LAFICS no @Facebook

Conheça o Programa de Extensão Jornadas Pela Democracia no @Facebook

E-mail para contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Imagens/arte: Org. evento

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página