Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM receberá bolsista norte-americano assistente de ensino por meio de Programa Capes/Fulbright
Internacionalização

Publicado: Sexta, 01 de Abril de 2022, 08h54

O Departamento de Línguas Estrangeiras da UFTM receberá neste mês de abril, por meio do Programa Capes-Fulbright de Assistente de Ensino de Língua Inglesa, um assistente de ensino de língua inglesa (English Teaching Assistant - ETA). O assistente de ensino exercerá atividades principalmente junto a alunos graduandos em Letras (Português – Inglês) até dezembro de 2022.

Conforme a professora Ana Amélia Calazans da Rosa, coordenadora dos cursos de Letras da UFTM, em 2019, conseguiu aprovação da UFTM no Edital 16/2019 ETA - CAPES/FULBRIGHT Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para projetos institucionais, sendo  contemplada para coordenar o projeto na UFTM, que foi interrompido em 2020 devido à pandemia de Covid-19, mas agora, em 2022, retomado. A realização é do curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês, Núcleo de Línguas da UFTM e Assessoria de Cooperação Internacional - ACI.

Ainda conforme a professora Ana Amélia, o objetivo é contribuir para a elevação da qualidade e da oferta de atividades em inglês aos cursos de Letras e à comunidade acadêmica. Serão oferecidas oficinas, palestras, dentre outras ações coletivas para aprimorar as condições estruturantes da UFTM para que o ensino da língua inglesa possa ser ofertado de forma mais eficaz e abrangente. Os resultados esperados são consolidar as iniciativas de internacionalização e fomentar experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras.

O assistente de ensino selecionado que iniciará as atividades na UFTM é Kaleb Tyler Roderick, de Atlanta, Georgia, EUA. Kaleb trabalhará sob orientação e supervisão da professora Ana Amélia e entre as atividades que implementará está planejar práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa; conduzir aulas supervisionadas pelo coordenador; buscar motivar os alunos no estudo da língua inglesa por meio de atividades dinâmicas e que contemplem assuntos de interesse da comunidade da UFTM; divulgar a cultura e o modo de vida em seu país por meio de atividades culturais e artísticas, quando for o caso; suscitar e supervisionar a participação de alunos (de graduação, de pós e técnicos) em atividades de comunicação oral; encorajar atividades em língua inglesa e acompanhar os alunos durante sua realização.

O bolsista trabalhará dando suporte linguístico e didático-pedagógico na instituição anfitriã. “Espera-se conseguir maior envolvimento e participação por parte da comunidade acadêmica no que tange ao ensino e aprendizagem de língua inglesa, transpondo os limites dos cursos de Letras. A ideia é que Kaleb cumpra um de seus principais compromissos com o programa, que é de buscar motivar os alunos da UFTM no estudo da língua inglesa” destacou professora Ana Amélia..

A experiência de estar no Brasil e trabalhar na UFTM tem como objetivo também proporcionar ao bolsista contextos para que tenha vivências sociais, culturais, históricas e ideológicas válidas e relevantes para sua vida pessoal e acadêmica.

CONHEÇA mais ações do Fulbright Brasil

Mais informações e eventuais dúvidas poderão ser obtidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.