Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Zebu Baja UFTM alcançou ótimos resultados em competição nacional

Zebu Baja UFTM alcançou ótimos resultados em competição nacional

Publicado: Quinta, 28 de Abril de 2022, 15h27

A equipe Zebu Baja UFTM retornou na última segunda-feira, 25 de abril,  da 27ª competição Nacional Baja SAE Brasil, que ocorreu de 20 a 24 desse mês na cidade de São José dos Campos - SP. Conforme já noticiado, participaram discentes dos cursos de graduação em Engenharia Mecânica, de Produção e Elétrica.

Segundo o coordenador do projeto, professor Marcos Massao Shimano, os resultados foram muito satisfatórios, com a equipe alcançando, entre um universo de 70 equipes inscritas,  a 16ª colocação no geral, a 6ª na prova de tração e a 11ª no enduro. “Foram as melhores colocações que a equipe já teve na colocação geral e no enduro. Somente na tração que já ficamos em 4º lugar em outra edição da competição”, destacou o professor.

Desafios

Um problema relevante com o qual a equipe Zebu Baja UFTM se deparou foi a quebra do cubo da roda traseira durante a prova de manobrabilidade, o que ocorreu provavelmente devido à fadiga, pois é uma peça que já está sendo utilizada há mais de quatro anos pela equipe e já passou por várias solicitações mecânicas.

A escassez de recursos financeiros para fabricar todas as peças do veículo a cada competição não deixa de ser desafio para a execução das atividades. Muitas peças vão se desgastando com o decorrer das competições e podem quebrar a qualquer momento. O carro ainda tem muitas peças antigas, como o câmbio CVT, os amortecedores e a caixa de redução. O problema, segundo a equipe, é que são partes com um custo muito elevado e há dificuldades para reparos ou aquisição de novas.

Todas as peças são exaustivamente analisadas e bem calculadas para suportar os esforços de uma e até duas competições. Mas depois de 4, 5 e até 6 competições, muitas peças não suportam. “Para resolver o problema e continuar na competição, tivemos que procurar uma oficina mecânica para fabricar uma peça para adaptar uma parte do cubo que quebrou na roda. E aproveitamos para fazer a mesma coisa no outro cubo, pois se de um lado quebrou, do outro também poderia quebrar”, destacou o professor Shimano.

Determinação

Conforme o professor Shimano afirmou, foram decisivos para o alcance dos resultados o empenho de toda a equipe, destacando-se também os pilotos, que mantiveram a calma e souberam pilotar com muito cuidado e técnica durante toda a competição. Sendo o enduro uma prova de resistência, o piloto precisa usar de inteligência e tranquilidade para superar os obstáculos da melhor forma possível. Foram quatro horas e com paradas apenas para abastecer e fazer a checagem dos componentes.

A capitã da equipe, Sofia Leite, também foi uma peça fundamental para as conquistas, pois em meio a momentos de estresse, alegria e emoção soube com expertise comandar toda a equipe. No meio do ano ela deixará a capitania da equipe, mas por um excelente motivo, já que conseguiu bolsa pelo Programa de Intercâmbio BRAFITEC para estudar na França.

Capitã do Zebu Baja UFTM, Sofia Leite

Expectativas

A equipe Zebu Baja UFTM agora inicia um novo ciclo de preparação para a próxima competição, que será no final de novembro. Será a competição Baja SAE Brasil - Regional Sudeste (equipes de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santos e Rio de Janeiro).

A equipe irá competir com o mesmo projeto de carro para a competição desse mês, porém com mudanças na posição da caixa de direção e mudanças no posicionamento do sistema de força para poder deixar o carro um pouco mais alto e poder superar obstáculos maiores. Essas mudanças são necessárias porque algumas adaptações técnicas tiveram que ser realizadas durante a competição.

“Agora, o mais importante é conseguir ainda mais apoio financeiro para conseguirmos fabricar peças novas e evitar imprevistos como aconteceu nesta competição. A partir de uma previsão simplificada, se o carro não tivesse quebrado no início das provas dinâmicas, teríamos ficado até na 10ª colocação, pois a diferença da pontuação não foi muito alta”, frisou o professor Shimano, agradecendo aos atuais patrocinadores e colaboradores.

Professor Marcos Massao Shimano, coordenador do Zebu Baja UFTM

O coordenador do Zebu Baja UFTM chamou a atenção para o fato de que foi uma evolução muito grande, saindo da 41ª colocação geral na competição anterior para a 16ª colocação entre 70 equipes. “A maior satisfação de um professor é ver seus alunos alçando voos cada vez mais altos. Eu sempre incentivo meus alunos a me superarem, tanto na prática como na teoria. E esses tipos de projetos são uma grande oportunidade para isso.  Esperamos superar ou poder manter essa posição para as próximas competições”, finalizou.

O projeto Zebu Baja UFTM está com o processo seletivo aberto. Para mais informações, basta procurar um dos membros da equipe ou contatar pelas redes sociais.

Siga  o Zebu Baja UFTM nas redes sociais:

Zebu Baja UFTM @facebook

Zebu Baja UFTM @instagram

Zebu Baja UFTM @linkedin

Mais informações ou eventuais dúvidas também poderão ser adquiridas  pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fotos: Equipe Zebu Baja UFTM