Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > PROPPG publica edital para bolsistas e voluntários de iniciação científica e tecnológica
Iniciação científica

Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2022, 08h01

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM publicou na última sexta-feira, 20 de maio, edital com normas para o processo de seleção de candidatos a bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, patrocinadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig, nas modalidades Iniciação Científica e Tecnológica – BIC/Fapemig  e Iniciação Científica Sem Bolsa (voluntária).

Conforme o edital, a finalidade é despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes da graduação, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior. Ao todo serão distribuídas 110 bolsas, condicionadas à liberação de cotas pela Fapemig, havendo também demanda livre para propostas recomendadas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica Sem Bolsa. O projeto terá duração de 12 (doze) meses (outubro/2022 a setembro/2023).

Estudantes bolsistas ou sem bolsa devem estar matriculados e frequentando curso de graduação na UFTM durante todo o período de vigência do projeto, entre outros requisitos. Proponentes (orientadores) deverão ser pesquisadores (professor efetivo, professor visitante, técnico administrativo ou doutor em estágio pós-doutoral na UFTM) com titulação de doutor e com expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recente, divulgada nos principais veículos de comunicação da área entre outros requisitos.

As inscrições deverão ser realizadas das 7h do dia 20 de junho de 2022 até as 23h59 do dia 20 de julho de 2022, sendo necessário o envio eletrônico dos documentos pelo sistema UFTMNet ( https://sistemas.uftm.edu.br/integrado/? id=1 ), descritos no edital.

Para mais informações sobre todos os requisitos necessários, cronograma geral, demais normas, prazos e procedimentos, interessados deverão ler na íntegra o edital EDITAL Nº 20/2022/PROPPG/UFTM DE 12 DE MAIO DE 2022, documentos anexos e relacionados.