Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Trabalhos científicos de Fisioterapia da UFTM conquistam prêmios em congresso

Trabalhos científicos de Fisioterapia da UFTM conquistam prêmios em congresso

Publicado: Quarta, 25 de Maio de 2022, 08h02

No último final de semana, de 20 a 22 de maio, em Belo Horizonte, a  Associação Brasileira de Fisioterapia Aquática - ABFA promoveu o IV Congresso Brasileiro de Fisioterapia Aquática, ocasião em que dois trabalhos da UFTM, frutos de pesquisas do Programa de Extensão PROMOVER: atenção integral à pessoa com deficiência e do Grupo de Estudos e Pesquisa junto ao CNPq de mesmo nome foram premiados.

Os resumos foram encaminhados e, após análise duplo-cega e pontuação das apresentações, dois trabalhos receberam honra ao Mérito.  Premiado em 3º lugar, classificou-se o trabalho “Relato de experiência sobre o processo de adaptação de brincadeiras aquáticas para crianças com deficiência visual”, de autoria de Rebeca A. Silva, aluna do 5º período do curso de Fisioterapia e dos alunos Matheus L Sousa, Beatriz L Silva e Yngrid Souza. Em 1º lugar, o trabalho premiado foi “Telessaúde: o desafio de não interromper atendimentos enquanto o isolamento impedia acesso às piscinas”, de autoria de Jordana T. Moraes, aluna 5º período de Fisioterapia e dos alunos Matheus L. Sousa, Rebeca A Silva e Beatriz L Silva.

A coordenadora do programa PROMOVER e líder do grupo junto ao CNPq, professora Suraya Gomes Novais Shimano, do Departamento de Fisioterapia, vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde – ICS, ficou satisfeita com os resultados alcançados no evento científico. "Participar de eventos dessa relevância para a área de Fisioterapia é importante porque  os grupos de pesquisa voltados à extensão universitária têm a oportunidade de divulgar os trabalhos feitos na comunidade uberabense, especialmente esse que é voltado para deficientes visuais. Dessa maneira, os docentes e alunos podem compartilhar conhecimentos e divulgar uma ciência que responde a perguntas que surgiram da comunidade local”, destacou.

O programa PROMOVER começou em 2008 no Instituto dos Cegos do Brasil Central como projeto. Hoje abrange vários projetos voltados à pessoa com deficiência como: English for all, Pilates na deficiência visual, Veja mais além, Vamos saber mais, MAFA: Mãos e almas fazendo Arte entre outras ações.

Assunto(s): Premiação , UFTM , Fisioterapia