Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > PET-Saúde vai integrar alunos e docentes em atividades na rede municipal de Saúde de Uberaba
SAÚDE

Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2022, 14h45

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro aprovou, junto aos Ministérios da Saúde e da Educação, o PET Saúde: Gestão e Assistência, que deverá ser desenvolvido na instituição em 2022/2023. Na UFTM, estarão envolvidos nas atividades docentes, preceptores e alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional.

As equipes serão divididas em grupos de aprendizagem tutorial (GAT), distribuídas em dois eixos temáticos: assistência e gestão. Os GAT do eixo de assistência serão divididos em dois cenários de prática: a Assistência à Saúde e Qualidade de Vida dos Trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e a Assistência à Saúde e Qualidade de Vida dos Usuários da RAS.

Já o eixo de gestão, integra três áreas: Rede de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e de Educação em Saúde voltadas para a pandemia de Covid-19, nos três níveis de Atenção à Saúde. Cada GAT será constituído por dois tutores, dois preceptores, oito alunos bolsistas e oito alunos voluntários.

Para viabilizar a atuação dos grupos no Sistema Único de Saúde (SUS), o programa conta com participação da Secretária Municipal de Saúde de Uberaba, promovendo uma grande  articulação entre profissionais da rede municipal, os docentes da UFTM, os gestores, os estudantes e os usuários do SUS.

O Pró-Reitor de Ensino, Wagner Roberto Batista, avalia que o programa possibilita a construção do conhecimento que relaciona as dimensões teórico/práticas, a integração serviço-ensino-extensão e a formação de profissionais críticos e conscientes de suas funções e responsabilidades. O docente destaca ainda que durante o desenvolvimento do PET-Saúde haverá a participação direta da Pró-Reitoria de Ensino (PROENS), responsável pela organização do grupo de docentes interessados, fornecendo subsídios para firmar parcerias, bem como pela organização e acompanhamento institucional por meio da Divisão de Apoio ao Ensino (DAEN).

O que é o PET-Saúde?

É um programa do Ministério da Saúde, com o apoio do MEC, que visa fomentar a formação de estudantes da área da saúde com atividades desenvolvidas na Atenção Básica - principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Com nove edições lançadas, cerca de 900 projetos em todo país já foram contemplados.

Assunto(s): PET-Saúde , SUS , UFTM , MEC , Educação , Extensão