Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa de rede internacional de extensão universitária
Extensão Universitária

UFTM participa de rede internacional de extensão universitária

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 15h11

No dia 14 de setembro de 2022, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro oficializou Acordo de Cooperação Internacional Multilateral em Extensão Universitária na Rede Internacional de Extensão Universitária – RIEU.

Participam do acordo a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) - Brasil, a Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPBengo) - Angola, o Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA) - Moçambique, a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) - Brasil, o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Brasil, a Universidade Estadual de Tocantins (UNITINS) - Brasil, o Instituto Politécnico do Porto (IPP)- Portugal, o Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI) - Angola, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Brasil e a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) - Angola.

Com o objetivo de estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural, com base em ações extensionistas entre as instituições, em formato de rede de cooperação internacional, multilateral, serão desenvolvidas ações em rede nas áreas de direitos humanos e justiça, meio ambiente, tecnologia e produção, educação, saúde, cultura, comunicação e trabalho.

Com um plano de trabalho previsto para 2022-2027, a RIEU já conta com  diretorias acadêmica, administrativa, científica e de comunicação, além de dois projetos que serão desenvolvidos em rede.

O evento contou com a presença do reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, que oficializou sua participação na Rede Internacional de Extensão Universitária, e da professora Suraya Novais Gomes Shimano, docente do Departamento de Fisioterapia Aplicada da UFTM, que coordenou o acordo e também é coordenadora do programa de extensão PROMOVER, já desenvolvido na UFTM desde 2008 e que agora também passará a ser desenvolvido na RIEU.

O PROMOVER trabalha ações voltadas às pessoas com deficiência visual e, atualmente, conta com seis projetos voltados a pessoas com deficiência em geral. Fazem parte do Programa docentes da UFTM, parceiros públicos e privados. As metas e indicadores de efetividade dos projetos serão estabelecidos pelos representantes de cada instituição de ensino superior e apresentados em relatório à Rede e às fontes de fomento.

A RIEU é voltada a docentes, discentes de graduação e pós-graduação, comunidade em geral nacional e internacional com interesse em realizar projetos sociais em parceria com as instituições da Rede.

Mais informações ou eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.