Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fundação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro completa 70 anos nesta quinta-feira
70 anos

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 16h17
Foto: Cláudio Pessoa/UFTM

Nesta quinta-feira, 27 de abril de 2023, faz 70 anos que foi fundada a Sociedade Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, como sociedade civil privada, base histórica da posterior transformação  em atual Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

A fundação, ocorrida em 27 de abril de 1953, foi seguida pela autorização de funcionamento, em 8 de março de 1954, firmada pelo Conselho Nacional de Educação, bem como pelo Decreto Governamental nº 35.249, de 24 de março de 1954. O reconhecimento do curso de Medicina veio com a publicação do Decreto nº 47.496, de 26 de dezembro de 1959, publicado no DOU em 27 de janeiro de 1960.  A federalização ocorreu pela Lei nº 3.856, de 18 de dezembro de 1960, publicada no DOU de 21 de dezembro de 1960.

Compõem o rol de fundadores os médicos e/ou professores: Lauro Savastano Fontoura, Hélio Angotti, Alfredo Sabino de Freitas, Mário de Ascenção Palmério, João Henrique Sampaio Vieira da Silva, Mozart Furtado Nunes, Antônio Sabino de Freitas Júnior, José Soares Bilharinho, Jorge Henrique Marquez Furtado, Carlos Smith, Jorge Abrão Azôr, José de Paiva Abreu, Allyrio Furtado Nunes, Paulo Pontes, Hélio Luiz da Costa, Randolfo Borges Júnior, Odon Tormin e Fausto da Cunha Oliveira.

Cinquenta e dois anos depois, pela Lei nº 11.152, de 29 de julho de 2005, publicada no DOU em 1º de agosto de 2005, efetivou-se a transformação em Universidade, mediante a denominação de Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com sede no município de Uberaba, ainda com a criação, posterior, no ano de 2015, do Campus Universitário de Iturama.

Mais informações podem ser consultadas em pesquisa noticiada pela Comunicação Social/UFTM sobre os primeiros anos de criação da FMTM , assim como no endereço Acesso à Informação/ Informação institucional “conheça a UFTM”, onde se encontram histórico, referência cronológica, memorial, entre outras informações.

registrado em:
Assunto(s): 70 anos , FMTM , Fundação