Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de bolsas do PIBIC Júnior seleciona candidatos no ensino básico e profissional da rede pública
Iniciação Científica e Tecnológica

Publicado: Terça, 02 de Maio de 2023, 10h13

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação – PROPPG/UFTM divulga edital para seleção de candidatos ao programa de bolsas do CNPq de Iniciação Científica Júnior do Ensino Fundamental (EF), Ensino Médio (EM) ou Educação Profissional (EP) da Rede Pública e Iniciação Científica Júnior Sem Bolsa (Voluntária) em 2023.

O Programa tem o objetivo de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do Ensino Fundamental (EF), Ensino Médio (EM) ou Educação Profissional (EP) da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador (proponente) qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisa.

Serão distribuídas dez bolsas PIBIC-JR, estando este número condicionado à liberação de cotas pelo CNPq. Haverá demanda livre para as propostas recomendadas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica Júnior Sem Bolsa (voluntária). A vigência do projeto, com fomento ou voluntariado, terá duração de doze meses (setembro/2023 a agosto/2024). Os valores das bolsas, liberadas mensalmente, serão estipulados pela agência de fomento CNPq.

Os candidatos às bolsas PIBIC-JR e os candidatos voluntários (projetos desenvolvidos na modalidade “Sem bolsa”) devem estar regularmente matriculados no EF, EM ou EP da rede pública, e ser selecionado pela direção da escola ou ser indicado/selecionado diretamente pelo orientador do projeto.

As inscrições estarão abertas das 7 horas do dia 8 de maio até as 23h59 do dia 9 de junho de 2023, sendo necessário o envio eletrônico dos documentos pelo sistema UFTMNet (https://sistemas.um.edu.br/integrado/?id=1)

A seleção das propostas submetidas à PROPPG/UFTM será realizada de acordo com as seguintes etapas:

- Etapa I - Pré-análise pela Equipe de Iniciação Científica: esta etapa consiste na verificação documental da proposta, exceto o conteúdo do projeto, inserida no Sistema UFTMNet, exclusivamente em formato PDF

- Etapa II – Pareceristas ad hoc avaliarão o conteúdo dos projetos e as produções acadêmicas apresentados pelos proponentes

Será publicada uma lista contendo o resultado final até 25 de agosto de 2023 no sítio eletrônico da UFTM, na página da Iniciação Científica e Tecnológica.

As atividades e a vigência dos projetos terão início em 1º de setembro de 2023.

Mais informações sobre o processo seletivo, acesse a página do edital nº 15: