Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM realiza visita técnica em Araxá
Araxá

UFTM realiza visita técnica em Araxá

Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2023, 21h24
Início da vista técnica na Prefeitura de Araxá (Foto: Fabrizio Gomes / Prefeitura de Araxá)
imagem sem descrição.

Após a reunião realizada no dia 17 de julho no auditório da Reitoria, ficou acertado que uma equipe da Universidade realizaria uma visita técnica para conhecer e coletar dados sobre possíveis locais para a implantação do Campus da UFTM no município de Araxá. A visita foi realizada no dia 10 de agosto de 2023 e a Equipe Técnica foi formada pela Reitora, Assessoria, PROPLAN, PROENS, PROEXT, PROACE e Técnicos. da PROPLAN.

A visita teve início, na Prefeitura de Araxá, com uma apresentação das autoridades presentes, seguida de uma coletiva para a imprensa. A mesa foi composta pela reitora Marinalva Vieira Barbosa, o prefeito Robson Geraldo Magela, a secretária de educação Zulma, o deputado estadual Bosco, o presidente da Câmara Municipal de Araxá Bosco Júnior e os vereadores Raphael Rios e Leni Nobre.

A reitora Marinalva reiterou a importância de se implantar o Campus em Araxá, um compromisso assumido pela UFTM lá atrás, e que agora volta a ser discutido e está atraindo apoios de diferentes segmentos político, numa unidade “que é fundamental para conseguirmos trazer a UFTM para Araxá”, afirmou a reitora. As demais autoridades presentes enfatizaram a vontade da comunidade de que seja realizada a expansão da UFTM  para a cidade, o reflexo regional da implantação do Campus que atenderia não só Araxá mas diversos municípios da região.

A coletiva da imprensa girou em torno de algumas questões como: a autorização efetiva, os passos para a implantação e quais os cursos seriam implementados. A gestão da UFTM decidiu retomar essas discussões, realizou uma reunião em Uberaba com lideranças de Araxá e agora dá um segundo passo, uma visita técnica in loco para conhecer espaços e áreas na cidade. A autorização definitiva do MEC para a implantação ainda levará algum tempo, mas em breve a UFTM espera enviar um pedido e um projeto para aprovação no Ministério da Educação. Quanto aos cursos, a reitora Marinalva apontou que essa decisão depende da junção de três fatores: as demandas da própria UFTM, as demandas da cidade de Araxá e as do MEC. Nesse momento estão sendo feitos estudos para embasar essa decisão.

Depois desse momento, a Equipe realizou a visita em três espaços provisórios e duas áreas para construção de um Campus em definitivo. A visita foi encerrada após uma reunião com professores das escolas públicas da cidade, eles declararam apoio à implantação da UFTM, reafirmando os compromissos com uma educação pública de qualidade, do básico ao superior. Ainda apresentaram algumas demandas de cursos de graduação e pós-graduação.

O próximo passo será realizado pela Proplan, que irá realizar uma avaliação desses espaços e áreas, para embasar a definição. A realização de novas reuniões deve ocorrer em breve, com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Araxá e o MEC.

Assunto(s): Araxá , Visita técnica