Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Campanha Agosto Lilás promove roda de conversa sobre violência contra as mulheres
Campanha

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 11h27

A Campanha Agosto Lilás na UFTM promove a roda de conversa sobre violência contra as mulheres, com a advogada Morena Monallisa Felício Moreira da Silva, no dia 24 de agosto, às 18 horas, na sala Porta Laranja, no Centro Educacional da UFTM. Morena é presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial 14ª Subseção Uberaba - MG; membro da Comissão de Direito na Escola 14ª Subseção Uberaba - MG; delegada de Prerrogativas OAB/MG; suplente do Conselho Municipal de Cultura Afro-brasileira, pós-graduanda em Políticas Sociais e Questão Racial – UFTM. A campanha Agosto Lilás é promovida na UFTM pela Ouvidoria, PROACE e PRORH.

Toda comunidade pode participar. As inscrições são realizadas pelo link:

A campanha prevê, além de rodas de conversas, oferecer palestras, sessões de filmes e demais meios que fomentem a orientação e esclarecimento, bem como o estímulo à sensibilização de toda a comunidade acadêmica sobre o tema da violência contra a mulher.

Agosto Lilás

A Campanha “Agosto Lilás - mês de conscientização no combate à violência contra a mulher” foi criada em alusão à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que instituiu mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, quando surgiu da necessidade de inibir esses casos de violência no Brasil.

A campanha nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.

“Deste modo, a violência contra a mulher deve ser tratada com mais atenção e a população precisa ficar atenta. É preciso estar atento porque há vários tipos de violações contra as mulheres, na maioria das vezes a violência contra a mulher acontece de forma silenciosa. A sociedade precisa estar em alerta e a qualquer sinal deste crime é preciso que seja denunciado”, afirmou Tatiana de Souza Figueiredo Marchesi, servidora da Ouvidoria.

O papel da Ouvidoria da UFTM é ser o primeiro canal de acesso para recebimento de denúncias de assédio moral, sexual e violência contra as mulheres, fazendo o acolhimento das vítimas e prestando as orientações sobre as formas de denunciar, e encaminhar as alunas ao NAE/PROACE - Núcleo de Atenção aos Estudantes ou, sendo servidoras, ao DASS/PRORH - Departamento de Atenção à Saúde do Servidor.

Tanto o NAE quanto o DASS contam com assistentes sociais que fazem o acolhimento com escuta qualificada, orientações e encaminhamento para rede socioassistencial e de saúde a depender da demanda apresentada; além de psicólogos para acompanhamento clínico. O atendimento social pode ser realizado mediante manifestação espontânea ou encaminhamento por outros profissionais ou pelas denúncias formalizadas por meio da Ouvidoria.

A Controladoria-Geral da União (CGU) elaborou o Guia Lilás – Orientações para prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação no Governo Federal.

O Guia Lilás está disponível em:

Contatos e endereços:

OUVIDORIA UFTM

Endereço: Prédio da Reitoria - Avenida Frei Paulino, 30, Subsolo - Bairro Abadia
CEP: 38025-180 Uberaba - MG
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira das 07h às 11:30 e 12:30 às 16h

Telefones: (34) 3700-6166 | (34) 3700-6208

DASS - DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR

Endereço: Rua Carlos Rodrigues da Cunha, 223 - Bairro Centro

CEP: 38010-170 - Uberaba – MG

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira das 7h às 11h e 13h às 16h30

WhatsApp business no DASS