Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Abertas inscrições para evento de parceria entre a UFTM e o Instituto Superior de Ciências de Saúde de Moçambique
Internacionalização

Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2023, 09h29

Estão abertas as inscrições para o evento on-line “Brasil/Moçambique: fortalecendo a produção de conhecimentos científicos na área da saúde na perspectiva da interação Sul-Sul”, realização conjunta dos departamentos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Grupo de Pesquisa Educação para as Profissões da Saúde (GPEPS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e o Instituto Superior de Ciências da Saúde de Moçambique (ISCISA), fruto da cooperação internacional estabelecida entre as duas instituições desde 2020.

O evento será realizado de 26 a 29 de setembro de 2023. As inscrições podem ser realizadas até 20 de setembro por meio do link https://www.uftm.edu.br/uftm-iscisa ou pelo acesso direto ao formulário de inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-I5yrX31Alie9SEIeBCvz4z5G6-WA7Y_Q2NrtE9wRpeRnBw/viewform

O prazo para submissão de trabalhos já começou e termina dia 25 de agosto de 2023.

O evento on-line tem como objetivo principal apresentar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas, ações de ensino, pesquisa e extensão produzidos entre a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Brasil e o Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA), Moçambique. Além disso, estimular a troca de experiências e diálogos identificando pontos comuns e diversidades na perspectiva da formação de profissionais de saúde em nível de pós-graduação.

Os programas de pós-graduação foram envolvidos para incluir diversas temáticas na interface das áreas da saúde, educação e tecnologias, sendo na UFTM os programas: Medicina Tropical e Infectologia (mestrado e doutorado); Atenção à Saúde (mestrado e doutorado), Educação (mestrado e doutorado) e Fisioterapia (mestrado); e no ISCISA, o Programa de Pós-Graduação em Estatística e Planificação à Saúde (mestrado), o único com oferta contínua na instituição. O público alvo do evento será composto por pesquisadores das áreas da Saúde, Educação, Ciências e Tecnologias, professores das áreas da Saúde e Educação, profissionais da área da saúde, estudantes de pós-graduação dos programas envolvidos e demais interessados, estudantes de graduação e de ensino técnico da área da saúde.

A parceria

Desde 2020, a partir da interlocução entre docentes do ISCISA (Moçambique) e da UFTM (Brasil), participantes das Rodas de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil-África, foi estabelecido uma agenda conjunta de trabalhos que resultou na assinatura, em 2021, de um Acordo Geral de Cooperação Internacional entre ambas as instituições. Em 2022, os docentes envolvidos elaboraram um Acordo de Cooperação Específico, direcionando as ações por meio de uma construção coletiva, interativa e com vistas a proporcionar o atendimento dos interesses de ambas as instituições. Assim, as atividades foram delineadas por grupos de trabalho alinhados por afinidades de demandas, sendo estes: 1) Terapia Ocupacional; 2) Enfermagem; 3) Fisioterapia; 4) Nutrição; 5) Grupo de Pesquisa em Educação para as Profissões da Saúde e 6) Comunicação.

O plano de trabalho de 2022 foi concretizado e como perspectiva para 2023 foi considerado essencial um evento on-line voltado para o compartilhamento e produção conjunta de conhecimentos, experiências e práticas com enfoque crítico decolonial do processo saúde-doença a partir do Sul Global. Os parceiros esperam resultar na produção conjunta de uma reflexão epistêmica contra hegemônica alinhada às demandas de saúde do Sul Global e comprometendo-se com as populações e povos de ambos os países que sofrem as consequências sociais da colonialidade do poder, saber, ser e fazer, na área da saúde pública.

Para mais informações acesse: