Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de ensino trabalha cores e texturas de alimentos entre discentes

Projeto de ensino trabalha cores e texturas de alimentos entre discentes

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 07h23

O projeto de ensino da UFTM “Cores e texturas: uma abordagem prática para ensino e aprendizagem em Engenharia de Alimentos” propõe explorar a temática das cores e texturas dos alimentos de forma prática e aplicada aos diferentes produtos alimentícios processados com o objetivo de oferecer ao graduando em Engenharia de Alimentos uma experiência ampliada com uso dos equipamentos, realização de ensaios, análise e interpretação de resultados. “Um trabalho que viabiliza o processo entre ensino e aprendizagem, possibilita o futuro desenvolvimentos de ações de pesquisa e extensão nessas temáticas”, explicou o professor Paulo Marfil, coordenador do projeto.

O curso de Engenharia de Alimentos da UFTM possui no Laboratório de Tecnologia de Alimentos um texturômetro e um colorímetro, são equipamentos de alta relevância para ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia de Alimentos. “Os atributos de textura e cor dos alimentos e dos produtos alimentícios industrializados são de extrema importância para o desenvolvimento de novos produtos e para a avaliação sensorial do consumidor final. Assim, para um discente graduando em Engenharia de Alimentos é fundamental que tenha amplo conhecimento sobre essas temáticas e, principalmente, experiência prática no uso desses equipamentos, realização de ensaios laboratoriais, análise, interpretação e discussão dos resultados obtidos através desses equipamentos”, destacou o professor.

Discentes do projeto “Cores e Textura”. (Vitória Pedrosa Kosmalski é a terceira aluna, da esq./dir.)

Além disso, será possível que discentes ingressantes e de início de graduação possam vislumbrar o uso desses equipamentos em projetos futuros, despertar um maior interesse no curso e consequentemente, contribuir para diminuir a evasão. O projeto irá elaborar vídeos educativos sobre o uso dos equipamentos, os quais serão disponibilizados no canal do Youtube do Centro Acadêmico do curso e já realizou um minicurso sobre cor e textura dos alimentos durante a XI Semana Acadêmica da Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, realizada no período de 16 a 20 de outubro de 2023. Para a discente Vitória Pedrosa Kosmalski, o minicurso “foi de suma importância para o meu aprendizado e percepção de manuseio dos equipamentos e aplicações nas indústrias alimentícias, pesquisa de desenvolvimento ou trabalhos no decorrer do curso de Engenharia de Alimentos, uma vez que, através da análise da textura e cor de forma mecânica, apresenta-se menores erros humanos e mais padronização do alimento desenvolvido”.

Foto: Márcio Ferraz Cunha/UFTM