Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Exposição Mãe Terra: Cartografias Têxteis
Exposição

Exposição Mãe Terra: Cartografias Têxteis

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 15h38

Data:
21 de novembro a 05 de dezembro – horário das 9h – 16h:30
Local: Espaço Cultural da Agência Central do Correio de Uberaba, MG.

O programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática da UFTM e o Projeto Cartografias Têxteis apresentam a exposição Mãe Terra na Agência Central do Correio de Uberaba.

Esta amostra expressa o encantamento dos "quadradinhos" bordados por diferentes pessoas, cada uma a seu modo, com diversos saberes, habilidades, experiências, com a temática da Mãe Terra. Em cada um deles, há um processo, uma história, um desejo, uma decisão e uma ação: uma manifestação gentil sobre os desafios de Gaia, e também muito daquilo que a compõe. São palavras, plantas, árvores, animais, pássaros, bênçãos, chamados, a música, a dança, a poesia, o encontro do humano com os não humanos, com a riqueza da terra em suas diferentes formas e dimensões. Encantamento, força, delicadeza, cuidado, poesia, sensibilidade, uma ação micropolítica que buscamos agora compartilhar.

O projeto Cartografias Têxteis envolve 14 (quatorze) países e um tanto de diferentes grupos e comunidades. No Brasil, o coletivo “São Paulo & Minas Gerais”, coordenado por Flavia Liberman, Marcia Moraes, Angélica Carvalho Lemos e Viviane Maximino, e o Prof. Alberto Luiz Pereira da Costa do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação, coordenador do Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática da UFTM trabalharam sobre o tema Mãe Terra como fonte de inspiração aos bordados.

A Exposição apresenta quadradinhos bordados em dimensões 10cm x 10cm, partilhados de forma voluntária e solidária a partir da convocatória que ocorreu no período de outubro de 2021 à julho de 2022. As obras têxteis chegaram até Uberaba pelos Correios, através da postagem e envio das bordadeiras residentes de outros estados brasileiros e também países.

Em Uberaba participaram grupos de artesãs e artesãos através do projeto de extensão “Universidade Aberta ao Artesanato, Artesã e Artesão (UNA2RTE), também coordenado pelo professor Alberto Luiz Pereira da Costa (UFTM), a saber: Coletivo Mulheres de Herança Artesã; Artesã Ateliê Moniquinha; Grupo de Enxovais de Bebê Centro Espirita Aurélio Augustinho; Coletivo Bordados Poéticos; Grupo Arte na Chita; Feira Negra Afro Cultural; Casa do Artesão e do Artista; Coletivo Linhas Lucilia Rosa Vermelha; Coletivo Cultura Plural. E grupos da região, Coletivo Tardes de Bordado (Uberlândia-MG); Coletivo Professor Artista (Uberlândia-MG); Ateliê de Tecelagem da Fundação Calmon Barreto (Araxá-MG) e Linhas do Horizonte (Belo Horizonte - MG).

Também estão expostos bordados internacionais dos seguintes grupos que integram o projeto Cartografias Têxteis:  Namíbia - África do Sul; APECV - Portugal; Austrália; Cairo - Egito; Espanha; Gualajara - México; Namíbia; Springfield, Missouri - Estados Unidos; Valência - Espanha; além do Coletivo São Paulo & Minas Gerais –Brasil. Para acompanhar o ciclo de exposições internacionais e relatos do processo artístico do projeto Cartografias Têxteis convidamos a visitar o site: https://textilecartographies.weebly.com

Que seja uma amostra inspiradora e nos ative a criação e a beleza de seguir. Outra ação importante que está ocorrendo é a Campanha Papai Noel dos Correios. O público já pode retirar as cartas que se encontram disponíveis nas agências para adoção. As pessoas que se interessarem em fazer doação, podem retirar as cartas nas agencias ou no blog: https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php e entregar os presentes até o dia 04/12 em qualquer uma das agências do correio de Uberaba.

Exposição Mãe Terra: Cartografias Têxteis. Foto Manto da Paz , 900 quadradinhos bordados a mão por mulheres de Portugal e Santiago de Compostela, é uma das obras que estão expostas. (Crédito da foto: Alberto Costa)