Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo/UFTM) participa do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia

Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 19h54

Estudantes e professores do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo/UFTM) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) participaram e apresentaram trabalhos no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) – Agroecologia na boca do povo, realizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ, entre os dias 20 e 23 de novembro.

O CBA consiste num dos mais importantes encontros de Agroecologia do país. O ramo da Agroecologia consiste num campo de conhecimento e de atuação direcionado para construção de formas de produção agrícola e de desenvolvimento econômico sustentável, democrático e socialmente justo.

O CBA reuniu mais de 3 mil trabalhos científicos e relatos de experiência de todo do Brasil. Além das apresentações de trabalho, o Congresso contou também com uma rica programação cultural e artística, com festival de cinema agroecológico, rodas de conversa com representantes de órgãos públicos, ações de doação de alimentos, exposições, artesanatos, música, feira de produtos da agricultura familiar, de assentamentos da reforma agrária, quilombos, territórios indígenas, etc.

Contou com a participação de diversos povos e movimentos sociais do campo de todo o Brasil: povos indígenas, quilombolas, povos tradicionais, Movimento Sem Terra, Movimento de Pequenos Agricultores, Cooperativas, escolas família agrícola, escolas do campo, movimentos e associações de agroecologia, grupos artísticos e culturais, entre muitas outras organizações que atuam no campo da produção agrícola e em defesa do meio ambiente.

O grupo da Lecampo/UFTM foi composto por 6 estudantes e 1 professor, que participaram com a apresentação de 4 trabalhos acadêmicos e com uma participação no Terreiro das Inovações Camponesas. A participação dos membros da Lecampo/UFTM no Congresso foi muito importante pois permitiu colocar educadores e educadoras do campo em contato com as redes de organização, pesquisa e luta pela agroecologia, contribuindo desta forma para fortalecer o compromisso como o desenvolvimento de iniciativas agroecológicas em seus territórios e espaços educativos.

Fotos: Membros da Lecampo/UFTM