Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM é a 12ª universidade mais sustentável do Brasil de acordo com o UI Greenmetric 2023
Sustentabilidade

Publicado: Quarta, 06 de Dezembro de 2023, 18h05

No dia 5 de dezembro, foi anunciado o resultado do UI Greenmetric World University Rankings 2023, uma iniciativa da Universidade da Indonésia que classifica universidades de todo o mundo considerando os esforços em favor da sustentabilidade.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM alcançou a 12ª colocação no contexto das instituições de ensino superior do Brasil. No ranking global, a UFTM se destacou ao conquistar a 318ª posição em um universo de 1183 universidades participantes.

O tema em análise deste ano foi "Inovação, Impactos e Direção Futura das Universidades Sustentáveis", abrangendo indicadores de seis categorias: Configuração e Infraestrutura, Energia e Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Transporte, e Educação e Pesquisa.

A UFTM participa anualmente do UI Greenmetric desde 2018, ano em que sua pontuação inicial representou 49,25% do total. A cada submissão, a pontuação da universidade tem demonstrado um crescimento constante, atingindo 72,00% dos pontos distribuídos em 2023.

De acordo com a Divisão de Sustentabilidade, unidade organizacional responsável pela submissão dos dados, a colaboração da comunidade acadêmica no levantamento das informações e no desenvolvimento de ações voltadas para a sustentabilidade tem sido de fundamental importância para aprimorar a pontuação a cada ano. Por isso, tal colocação representa cada estudante, docente e técnico-administrativo que contribui com a sustentabilidade no âmbito da UFTM.

Informações adicionais podem ser obtidas no site https://greenmetric.ui.ac.id/ ou por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..