Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM: sua profissão aqui - Saúde Bucal
SAÚDE BUCAL

UFTM: sua profissão aqui - Saúde Bucal

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 10h20

Com duração de dois anos letivos, funcionando nos turnos vespertino ou noturno, o curso Técnico em Saúde Bucal - TSB do Centro de Formação Profissional - Cefores da UFTM, desde 2006, vem suprindo a necessidade de formação de profissionais para capacitar equipes de saúde bucal e realizar atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação nessa importante área de saúde. Com qualificado grupo de docentes, o curso, que oferece 30 vagas por turma, em modalidade subsequente ou concomitante, vem entregando ao mercado de trabalho profissionais com reconhecida capacidade técnica.

Docente na UFTM desde 1997, com mestrado finalizado em 2000 e doutorado em 2004 em Patologia Geral pela UFTM - atualmente Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS/UFTM, a professora Denise Bertulucci Rocha Rodrigues há vários anos atua no TSB, sendo atualmente também a coordenadora do curso. Graduada em Odontologia pela Universidade de Uberaba em 1991, traz ampla experiência na área.

Foto: Professora Denise Bertulucci Rocha Rodrigues, curso Técnico em Saúde Bucal, Cefores/UFTM

Segundo a professora Denise, para ingresso no curso de TSB é necessário ter como perfil aceitar novos desafios e almejar construir uma carreira com amplas possibilidades, incluindo posteriormente a possível continuidade de estudos em nível superior. O curso é para estudantes que queiram colaborar para o sistema de saúde, atuando na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, contribuindo para o bem-estar das pessoas. Quanto à área de atuação, os egressos estarão aptos a trabalharem em consultórios ou clínicas odontológicas especializadas, clínicas radiológicas em Odontologia, tanto na iniciativa privada como no sistema público de saúde, e em equipes de saúde coletiva, inclusive com a possibilidade de participação em concursos públicos, uma vez que o curso é devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC.

Foto: Professora Denise, Laboratório TSB/Cefores (Centro Educacional/UFTM)

Quanto ao mercado de trabalho, professora Denise lembra que a Organização Mundial da Saúde - OMS tem adotado um conceito de saúde holística, abrangendo saúde física, mental e psicossocial e, nesse aspecto, a saúde bucal tem se tornado relevante, com grande procura da sociedade por serviços odontológicos, “o bom desempenho do cirurgião-dentista está cada vez mais vinculado à assistência especializada que o apoia durante suas atividades, tanto na qualidade como na agilidade dos procedimentos. O técnico em saúde bucal bem-formado e qualificado passa a ser peça-chave nesse processo, resultando atualmente em uma grande busca no mercado por profissionais que possam atender a essa demanda qualificada, possibilitando boa empregabilidade e com salários justos no mercado”, destacou.

Natural da cidade de Uberaba, a discente Rafaela Cardoso de Lima ingressou no curso Técnico em Saúde Bucal em 2022 e já está finalizando, em fase de conclusão do estágio, com previsão de formatura para o primeiro semestre de 2024. Rafaela, que terminou o ensino médio há oito anos, resolveu retornar aos estudos em uma área técnica inicialmente. Optou pela saúde bucal porque, além de se identificar com essa área da saúde, uma familiar também a instigou, ao comentar com ela que uma cidade do estado de Minas Gerais havia aberto concurso público para esta área, mostrando que não se havia preenchido o cargo por falta de candidatos, quando constatou que a demanda por técnicos em saúde bucal está atrativa.

Foto: Discente Rafaela Cardoso de Lima, Laboratório TSB/Cefores - CE/UFTM

Rafaela está atualmente estagiando na UFTM, no consultório odontológico da própria Instituição. Relatou que se surpreende a cada dia com o que tem conseguido aprender e com as experiências que tem tido oportunidade de adquirir. No estágio, elencou atividades com processos de esterilização, profilaxia, instrumentalização técnica, trabalhos com raio X no âmbito técnico-odontológico, organização de produtos e materiais, recepção de pacientes e preparação da área de atendimento no geral.

Rafaela afirmou que está muito confiante com a atuação como técnica, “já fui convidada para trabalhar em policlínica e consultórios, mas não pude aceitar porque tenho um emprego durante o dia e ainda não concluí o curso”, destacou, afirmando também que pretende trabalhar na área privada, mas que o foco será a preparação para concursos públicos.

A situação atual do mercado profissional para técnico em saúde bucal é o que mais tem chamado a atenção para Rafaela, pelas oportunidades que tem percebido. A convivência nos semestres do curso chamou a atenção para a gama de conhecimentos que a surpreenderam positivamente, destacando que não vai parar mais, pretendendo dar continuidade aos estudos, “o curso passou rápido demais, nem percebi, e fez brotar um desejo dentro de mim muito grande: ano que vem vou me preparar para o Enem ou algum vestibular, pois me deu vontade de cursar Odontologia”, finalizou.

Fotos:  créditos/participantes

Outras matérias

Este texto constitui parte do projeto de ensino “UFTM: sua profissão aqui”, desenvolvido  pela Divisão de Apoio ao Ensino -  DAEN/DGE/PROENS, contando com parceria do Cefores e da Comunicação Social/UFTM. Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

registrado em:
Assunto(s): UFTM , profissão , PROENS