Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Universidade Aberta ao Artesanato, Artesã e Artesão da UFTM divulga lançamento do Guia do Doce em janeiro
Extensão Universitária

Publicado: Sexta, 29 de Dezembro de 2023, 10h25

No final de janeiro de 2024, a Universidade Aberta ao Artesanato, Artesã e Artesão (UNA2RTE), vinculada ao Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática da UFTM, irá lançar o Guia do Doce: “Deixar a Boca Cheia D’água”. Este guia apresenta a “Associação Comunitária e Artesanato de Doces Caseiros de Peirópolis” desde do seu surgimento até os dias de hoje em Peirópolis. Também haverá uma programação cultural no dia do lançamento do guia, que será impresso em formato de livreto, com distribuição gratuita. Terá uma versão digital no site da biblioteca on-line. “Para o ano de 2024 estamos organizando a exposição de artesanato local dentro da UFTM juntamente com programação cultural”, afirmou o coordenador do Programa de Extensão, o professor Alberto Luiz Pereira da Costa, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da UFTM. Os detalhes do lançamento do Guia serão divulgados previamente. Angélica Lemos, colaboradora externa, faz parte do projeto de extensão desde o início, também é artesã e formada na área da saúde Terapeuta Ocupacional e doutoranda do PPGICS - UNIFESP.

A UNA2RTE

A Universidade Aberta ao Artesanato, Artesã e Artesão, vinculada ao Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática da UFTM, tem o intuito de difundir o artesanato produzido na cidade de Uberaba e região. A UNA2RTE atua na intervenção comunitária, aproximando a comunidade externa à universidade e busca compreender a identidade do artesanato de tradição cultural e a produção e geração de renda de artesãos e artesãs do território de Uberaba, Triângulo Mineiro/MG, o projeto está inserido no Eixo de Desenvolvimento de Economia Solidária.

Uma das ações desse Programa foi o mapeamento e catalogação da produção imaterial da região, com foco no saber e fazer artesanal e na Economia Solidária, feito por meio de pesquisa, desde 2020. Foi publicado um e-book intitulado: Identidade do Artesanato de tradição Cultural de Uberaba, com livre acesso.

O projeto de extensão universitária tem trabalhado junto com as artesãs e artesãos do município de Uberaba e produz material para divulgação das peças que são confeccionadas de Arte Popular.

Para mais informações sobre o Programa de Extensão o contato é O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Sobre a Logo: "A Logo do projeto UNA2RTE (criação e elaborado por Alberto Costa) representa movimento com figuras geométricas sobrepostas indicando o equilíbrio instável semelhante o ofício de artesã e artesão. O círculo amarelo na barra retangular azul, ora pende para um lado, ora para o outro, com suporte de um quadrado que também está em equilíbrio apoiado no triângulo vermelho que é a base do projeto. O desenho representa a produção do ofício artesanal que nem sempre permanece com estabilidade, pois estes artistas populares estão cotidianamente se reinventando na confecção de peças com sua matéria-prima e na atividade econômica" (texto do professor Alberto Costa).