Agricultura Camponesa

Programa de Extensão Fortalecendo a Agricultura Camponesa em Uberaba (FACU) contribui para a comercialização de mais de uma tonelada de alimentos da reforma agrária

Publicado: Quarta, 03 de Janeiro de 2024, 09h41

Por Vinícius Henrique Fonseca Vivas (extensionista - Discente Geografia)

O Programa de Extensão Fortalecendo a Agricultura Camponesa em Uberaba (FACU), historicamente comprometido com a Luta pela terra, Reforma Agrária e Soberania Alimentar na região, no ano de 2023 promoveu a criação e desenvolvimento de um circuito curto de comercialização de alimentos agroecológicos da reforma agrária, possibilitando a relação da comunidade uberabense com a Cooperativa Camponesa da Reforma Agrária (Coopercampra), associada ao Assentamento Emiliano Zapata (de Uberlândia, Minas Gerais), que através das Cestas Semeando (imagens abaixo) promoveram a aliança campo-cidade pela soberania alimentar.

Entrega das cestas no Centro Educacional - UFTM (fotos: Equipe FACU)

As atividades tiveram início em março e contou com uma equipe multidisciplinar formada por três institutos, o IELACHS (Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais), o ICENE (Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação) e o ICS (Instituto de Ciências da Saúde), além da comunidade em geral. Embora concretizadas neste ano, o projeto das cestas da reforma agrária vinha ao longo da trajetória do FACU ganhando estrutura. Após diálogos com os membros da Coopercampra, formação interna e visitação aos assentados (imagem abaixo), coletivamente foram criadas metodologias digitais que atendessem às particularidades da realidade dos assentados do Emiliano Zapata, a fim de facilitar a execução dos pedidos e montagem das cestas.

Foto da visita dos coprodutores (fotos: Equipe FACU)

Conforme desenvolvido pela Coopercampra em Uberlândia, e adotada para Uberaba, as Cestas são assinaturas mensais e antecipadas, como uma forma de apoiar e participar do processo produtivo, ou seja, não são apenas consumidores mas comunidades de coprodutores, que compartilham preparos, alimentos, impressões e sobretudo, da luta.

As entregas foram realizadas nas sextas-feiras no Centro Educacional - UFTM, desde o dia 23 de junho à 01 de dezembro de 2023, quando encerraram as cestas com a exibição do documentário “Antes do Prato” estreado em 2023 pelo Greenpeace, juntamente a um Café de encontro da comunidade de coprodutores, extensionistas e assentados do Emiliano Zapata. Por meio deste e dos meios oficiais do FACU, vimos a comunidade informar que foram entregues 384 cestas, totalizando mais de 1 tonelada de alimentos (infográfico abaixo), proporcionando alimentação saudável e livre de veneno para a comunidade, bem como renda às famílias produtoras assentadas.  Portanto, o FACU fortalece e legitima a luta dos trabalhadores rurais pela manutenção da sua produção e estilo de vida no campo, promovendo e estabelecendo redes de consumo conscientes e solidárias.

Infográfico (fotos: Equipe FACU)

Siga o FACU no instagram e fique por dentro de nossas atividades no @projeto_facu

Equipe FACU 2023:

Prof. Dra. Renata Costa de Miranda (Coordenadora)
Prof. Dra. Daniele Cristina de Souza (Sub-coordenadora)
Discente Guilherme Luiz Silva (extensionista - Serviço Social)
Discente Gabriela Oliveira Abreu (extensionista - Serviço Social)
Discente Maria Laura Nascimento dos Reis (extensionista - Serviço Social)
Discente Lecival Junior Goiabeira Lessa (extensionista - Psicologia)
Discente Willian Martins Manso (extensionista - Psicologia)
Discente Vitória Lívia da Silva Cordeiro (extensionista - História)
Discente Paola Ferreira Nogueira (extensionista - Geografia)