Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM: sua profissão aqui - Engenharia Elétrica
Início do conteúdo da página
Engenharia Elétrica

UFTM: sua profissão aqui - Engenharia Elétrica

Publicado: Terça, 09 de Janeiro de 2024, 10h08

O curso de Engenharia Elétrica, vinculado ao Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE da UFTM, atualmente com a oferta de 52 vagas anuais e com duração de 10 semestres letivos, iniciou suas atividades no ano de 2010. Com quadro de docentes em dedicação exclusiva, em contínua formação e atualização, o curso tem formado profissionais com ampla capacidade técnica e em consonância com as exigências do mercado de trabalho.

Docente na UFTM desde 2009, o professor David Calhau Jorge acompanhou o início do curso na Instituição. Com mestrado concluído em 1997 e doutorado em 2003 em Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), atualmente trabalha com os componentes curriculares de Conversão Eletromecânica de Energia, Máquinas Elétricas I e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência no curso de Engenharia Elétrica da UFTM, além de atuar como docente no Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da UFTM - PMPIT. 


Foto: Professor David Calhau Jorge, curso de Engenharia Elétrica (UFTM)

Graduado em Engenharia Elétrica em 1993, também na USP de São Carlos SP, professor David se lembra da importância do estágio em sua formação, tendo realizado em indústria de produção de equipamentos utilizados na distribuição e transmissão de energia elétrica, quando passou a conhecer procedimentos para pesquisa e montagem dos diversos equipamentos em laboratórios, o que possibilitou acompanhar a inspeção e testes em inúmeros dispositivos para média e alta tensão. Outro estágio que realizou e também trouxe relevante experiência foi em uma concessionária de energia elétrica, quando acompanhou a manutenção, realização de ajuste e inspeção nos mais diversos setores necessários às concessionárias de energia, “pude aprender sobre linhas de transmissão, transformadores, subestações, transmissão de dados, banco de baterias, proteção de sistemas elétricos de potência, dentre outras atividades essenciais para a geração, transmissão e distribuição da energia elétrica. Foi possível vislumbrar parte da complexidade envolvida no fornecimento da energia elétrica, o que permitiu ampliar meus horizontes sobre o tema, aguçar minha curiosidade e aumentar meu respeito a minha área de formação”, destacou.

 


Foto: Professor David, Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia - Unidade 2 (ICTE/UFTM)

Quanto às áreas e aos setores para atuação dos egressos, conforme o professor David, o curso de Engenharia Elétrica da UFTM possibilita executar o projeto, a operação, a manutenção, a inspeção e a atualização na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ainda é possível a elaboração de projetos elétricos de baixa, média e alta tensão, de telecomunicações, de eletrônica, digitais e de automação, sendo também possível se elaborarem alguns aplicativos computacionais e atuar nas demais áreas afins. Ainda é possível, segundo ele, trabalhar e gerenciar equipes para atuação nas mais diversas áreas da eletricidade e da eletrônica, aplicando tecnologias e conhecimentos modernos, “o mercado de trabalho para a Engenharia Elétrica sempre foi muito bom, porém há uma exigência para uma graduação de qualidade, com formação continuada e muita dedicação. A área de atuação específica da Engenharia Elétrica não é trivial, exigindo esforços e muito estudo”, destacou.

Segundo o professor David, para ingressar no curso de Engenharia Elétrica, entre as qualidades e o perfil almejado estão essencialmente conhecimentos nas áreas de matemática, física, lógica, assim como língua  inglesa, uma vez que o desejo de ampliar conhecimento nessas áreas, solucionar problemas e se dedicar aos estudos é fundamental para o sucesso. “A beleza de cursar Engenharia Elétrica se estabelece nos discentes ao perceberem o quanto essa formação contribui para o progresso da humanidade. Ao se notar que a digitalização dos processos, as novas tecnologias, a internet e os inúmeros avanços envolvendo a eletrônica e a eletricidade - grandes responsáveis pelos progressos da humanidade - foram obtidos com a significativa contribuição de engenheiros eletricistas, enche-se de orgulho os formandos nesta nobre profissão”, finalizou.

Natural da cidade de Orlândia SP, a discente Isabela dos Santos Pereira ingressou no curso de Engenharia Elétrica da UFTM em 2018 e já está com grande expectativa pela formatura no primeiro semestre de 2024.

Isabela, desde os tempos do ensino médio, apresentou inclinação para a área de Engenharia Elétrica. Dois cursos técnicos, Tecnologia da Informação com foco em programação e Técnico em Eletricidade Geral, com o Programa Jovem Aprendiz, cursados entre seus 16 e 17 anos, despertaram ainda mais sua atenção para a área das tecnologias e pesquisas relacionadas, sendo decisivos para sua escolha. Durante a graduação, participou de diversas atividades acadêmicas paralelas, como ações de voluntariado, ações no Movimento Empresa Júnior - MEJ, além de colaboração com centro acadêmico e eventos em geral.

O estágio para Isabela também foi um marco em sua formação. Fez um estágio em empresa no setor de operações em energia solar e, recentemente, finalizou estágio em uma indústria, no estado de São Paulo, referência em bioenergia, produtora de derivados da cana-de-açúcar, produtora de E2G, biogás, açúcar, uma das maiores produtoras de etanol do país e grande exportadora individual de açúcar de cana no mercado internacional. Nessa indústria, Isabela estagiou no setor de confiabilidade, na área de planejamento e controle de manutenção. “A admiração pela atuação no mercado de energia me fez acompanhar essa empresa em que estagiei, principalmente usando a plataforma Linkedin. Trabalhei nas minhas habilidades durante esse processo de busca para conseguir ser aprovada no processo seletivo”, explicou sobre como conseguiu o campo de estágio.


Foto: discente Isabela dos Santos Pereira do curso de Engenharia Elétrica/UFTM, em campo de estágio

Ainda quanto ao estágio, Isabela destacou o quanto foi positivo para seu amadurecimento profissional, com a oportunidade de estar inserida nos processos da empresa e conhecer novas áreas de atuação que vão além da engenharia, “estive à frente de grandes projetos de impacto, implementando melhorias, sendo focal na elaboração de reuniões direcionadas às lideranças da indústria e disseminação de treinamentos da minha unidade. Atuei no acompanhamento dos indicadores da manutenção, realizando o estudo das falhas e paradas dos equipamentos do bioparque”.
 
Quanto às expectativas para o futuro profissional, Isabela reiterou que, com as experiências adquiridas durante a graduação e o estágio, pretende buscar papéis de gestão e liderança, atuando diretamente com excelência operacional, otimizando processos integrados diretamente com tecnologias. Para aqueles que estejam pensando em cursar Engenharia Elétrica, afirma que o primeiro passo é ter um propósito, “a Engenharia Elétrica nos desafia a pensar além dos livros, e isso não é fácil. É importante o aluno se manter motivado dentro dos projetos de pesquisa e extracurriculares para ter experiências práticas. O curso nos possibilita desafios estimulantes, explorando diversas áreas, a pensar fora da caixa e a encontrar soluções inovadoras”, finalizou.

Fotos:  créditos/participantes

Outras matérias

Este texto constitui parte do projeto de ensino “UFTM: sua profissão aqui”, desenvolvido  pela Divisão de Apoio ao Ensino -  DAEN/DGE/PROENS, contando com parceria do Cefores e da Comunicação Social/UFTM. Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): UFTM , profissão , PROENS
Fim do conteúdo da página