Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Aberto processo seletivo de projeto de extensão da Engenharia Ambiental
Extensão Universitária

Aberto processo seletivo de projeto de extensão da Engenharia Ambiental

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2024, 07h56

Os alunos do curso de Engenharia Ambiental da UFTM, a partir de hoje, 15, poderão se inscrever para participar do projeto “Atribuições profissionais na Engenharia Ambiental e o mercado de trabalho”. São 10 vagas e o primeiro colocado fará jus a uma bolsa de extensão e os demais classificados poderão atuar como voluntários. As inscrições se encerram no dia 22 de março e podem ser feitas a partir do preenchimento de formulário no link: https://forms.gle/Y9pfQXm7bQeZNr5QA

O projeto prevê a realização de ações de extensão voltadas para a integração do engenheiro ambiental no mercado de trabalho. O público-alvo são alunos que cursam Engenharia Ambiental e egressos, na comunidade interna e externa à UFTM. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Bruna Coêlho, foi firmada parceria com a Associação de Profissionais de Engenharia Ambiental - APEA, instituição que declara interesse em viabilizar a participação do seu corpo técnico em eventos e contribuir com materiais e legislações em forma de consultoria nas diversas frentes de atuação do Engenheiro Ambiental.

Serão promovidos eventos mensais com minicursos e palestras ministrados por engenheiros inseridos no mercado e vinculados à Associação parceira, além de reuniões periódicas de integração profissional. As palestras versam sobre questões relacionadas à prática profissional do engenheiro ambiental, como atribuições profissionais dos egressos, extensão de atribuições, emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, Certidão de Acervo Técnico – CAT e ética profissional. Alguns minicursos já previstos são: licenciamento ambiental, outorga de uso dos recursos hídricos, Cadastro Ambiental Rural, preenchimento de ART, perícia ambiental, oratória, Power BI, metodologia BIM e indicadores de mercado.

O discente bolsista será responsável pela organização de todas as ações previstas. Os voluntários terão oportunidade de participar das reuniões de integração profissional com engenheiros do sistema e serão multiplicadores, auxiliando na divulgação das ações do projeto e diminuindo a distância entre os organizadores e o público-alvo.

O discente bolsista também desenvolverá uma pesquisa sobre as atribuições profissionais do engenheiro ambiental adquiridas por disciplinas cursadas, conforme normativas do Crea e Confea. “Sou conselheira no Crea-MG e asseguro que há uma demanda pela publicação de produção técnica com esclarecimentos sobre esse tema, que gera dúvidas e é motivo de controvérsias. Ademais, o projeto vem preencher a lacuna existente entre a academia e o mercado de trabalho”, esclarece a professora Bruna, docente no curso de Engenharia Ambiental da UFTM e membro-diretora da APEA.

Mais informações podem ser encontradas no Edital Pibex/Proext nº 03/2023 e no Edital do Processo Seletivo para Bolsista de Extensão nº 19/2024. Recomenda-se atenção especial às datas, aos pré-requisitos, às etapas de seleção e ao Plano de Trabalho do discente.

Acesse o formulário de inscrição: https://forms.gle/Y9pfQXm7bQeZNr5QA