Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM sedia Encontro Internacional da área de exatas sobre polinômios ortogonais e aplicações
Extensão

Publicado: Sexta, 05 de Maio de 2017, 05h53

A UFTM sediará a sexta edição do Encontro Ibero-Americano de Polinômios Ortogonais e Aplicações - VI EIBPOA no dia 9 de maio, às 9 horas, no Auditório Safira, no Prédio da Reitoria. Os Encontros começaram a ser realizados por iniciativa de um grupo de profissionais latino-americanos da área de teoria de aproximação e polinômios ortogonais. O evento foi criado para encorajar pesquisas entre estudantes de graduação e de pós-graduação em Matemática, bem como jovens pesquisadores da América Latina, Portugal e Espanha.

O Encontro é organizado e realizado pelo Grupo Ibero-Americano de Polinômios Ortogonais e Aplicações – GIBPOA, pela Unesp e pela UFTM. A escolha da edição em Uberaba se deve ao fato do Departamento de Matemática Aplicada do ICTE ter dois professores que atuam em colaboração com o grupo de pesquisa em polinômios ortogonais e aplicações da Unesp - São José do Rio Preto/SP. O professor Daniel Oliveira Veronese, do ICTE, está na coordenação deste Encontro em parceria com professores do Departamento de Matemática Aplicada da UFTM e da Unesp. Em 2013 o evento ocorreu na universidade paulista.

"Nas últimas décadas, devido à sua aplicabilidade a vários ramos da ciência, a Teoria da Aproximação, de Funções Especiais e, em especial, a Teoria de Polinômios Ortogonais têm obtido um grande desenvolvimento. As áreas de pesquisa citadas podem ser aplicadas na resolução de diversos problemas que aparecem naturalmente nos cursos de engenharia. Como exemplo, podemos citar o cálculo aproximado de áreas via fórmulas de quadratura, o problema de análise de frequência e a interpretação eletrostática inerente aos zeros destes polinômios", explicou Daniel. O professor ressaltou que a realização do VI EIBPOA contribuirá, por meio da apresentação de trabalhos, de minicursos e de palestras, com a divulgação e consolidação de resultados recentes que beneficiarão pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação do Brasil e de outros países da América Latina.

As inscrições poderão ser realizadas por meio de acesso à página do evento. Alunos de graduação não pagam taxa de inscrição. A taxa para professores é de R$ 200,00 e para alunos de pós-graduação é de R$ 100,00.

Para o coordenador do Encontro, o desenvolvimento desta área vem crescendo no Brasil com a participação de diversos grupos de pesquisa e com a formação de mestres e doutores na área que atuam, hoje, como docentes em várias IES no Brasil. "Acredito que a realização desse evento contribuirá para divulgar o nome de nossa universidade em nível internacional, além de contribuir para a divulgação e fortalecimento dessa linha de pesquisa", concluiu.

Acesse a página do evento aqui.