Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Novo Zebu Baja 4x4 enfrenta primeira competição nacional
Extensão Universitária

Novo Zebu Baja 4x4 enfrenta primeira competição nacional

Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 08h49

A equipe do projeto de extensão Zebu Baja da UFTM coloca pela primeira vez o novo protótipo 4x4 para concorrer às melhores colocações na 29ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional, que acontece em São José dos Campos/SP, iniciada dia 20 de março e que terminará dia 24 de março de 2024. Este ano, são 60 equipes participantes da competição, de universidades públicas e privadas de todas as regiões do Brasil.

Equipe Zebu Baja viaja para competição SAE Brasil

Protótipos 4x4 já são obrigatórios para a competição mundial que acontece nos Estados Unidos. Mas no Brasil ainda não é obrigatório. “Devem, no máximo, seis equipes apresentarem protótipos 4x4, portanto, seremos referência para muitas outras equipes. Durante toda a competição, o veículo será testado para verificar se o sistema 4x4 está funcionando, e em caso afirmativo, a equipe acumulará mais um pouco de pontos”, explicou o professor Marcos Shimano, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFTM e coordenador do Projeto.

Esta será a 22ª vez que o Projeto representa a UFTM, registrado pela primeira vez em 2011 na Instituição. A longa experiência, determinação e dedicação dessa turma levou a esse passo dianteiro de montar um dos poucos protótipos para competição nacional do tipo 4x4, que significa tração nas quatro rodas, diferentemente dos modelos anteriores que eram 4x2. “O nosso maior desafio foi projetar uma caixa de redução para que o veículo pudesse ser transformado em um 4x4. São muitas alterações que precisam ser feitas, desde a suspensão até a caixa de transmissão, passando pelos freios e chassis. Sempre obedecendo as restrições impostas pelo regulamento da competição”. O Projeto recebeu o apoio para a viagem da reitoria e dos departamentos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Química da UFTM.

Caixa de transmissão do Baja
Caixa aberta de redução e transmissão do protótipo. Serve para reduzir a velocidade e transmitir o torque para as rodas dianteiras.

"Estou muito animado para a competição, não só temos um dos poucos protótipos 4x4, como também estamos com uma equipe como nunca, treinada, entrosada e motivada. Os desafios do 4x4 são muitos, mas sei que estamos preparados para lidar com todos eles. As expectativas estão altíssimas, estamos entre as 10 equipes em relatório de projeto, 4x4, uma equipe forte, tudo está ao nosso favor nessa competição, vamos com tudo", disse o discente Leonardo Martins, capitão da equipe Zebu Baja.

"Estou ansioso pela competição, tive a oportunidade de pilotar nosso protótipo e me surpreendi bastante com o trabalho realizado por toda a equipe. Participar do projeto me enriquece em muitas áreas complementares ao contudo acadêmico, e acredito fielmente que isso agrega valor a minha formação. Como piloto, tenho o dever de zelar pelo projeto e extrair todo seu potencial, estou muito animado com nosso protótipo!", afirmou o discente Murilo Perão, piloto da equipe.

Shimano observa que na trajetória do Projeto houve altos e baixos, mas a confiança e a força para continuar foram constantes, o segredo da longevidade. “Um dos pontos mais importantes num projeto deste tipo é proporcionar aos alunos a possibilidade de participar de um caso real, oportunizar o aprendizado e convivência, trabalham em equipe, cumprem metas, eles vêem na prática as teorias de engenharias”.  O coordenador também informou que já passaram por este projeto mais de 400 discentes de diferentes cursos da UFTM, e atualmente, vários engenheiros formados na Universidade e que integraram a equipe Zebu Baja trabalham em grandes empresas nacionais e internacionais.

SAE Brasil

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. E como estímulo, as equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.

Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior à qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil a competição Nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.

As etapas da competição não são complementares e a equipe vencedora do Baja Nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos. (Fonte: site do Programa SAE Brasil)

Fotos: Projeto Zebu Baja/UFTM