Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM apoia a Violoncelada Peirópolis

UFTM apoia a Violoncelada Peirópolis

Publicado: Terça, 13 de Junho de 2017, 06h03

A Violoncelada Peirópolis é um encontro de violoncelos que acontecerá no período de 14 a 18 de junho de 2017 em Peirópolis, município de Uberaba, tendo como objetivo oportunizar um momento de aprendizagem intensiva, troca de informações, apreciação musical e performance aos violoncelistas da região e de todo o país, desde principiantes a avançados de todas as faixas etárias.

A Violoncelada oferecerá concertos e recitais gratuitos e abertos à comunidade diariamente. Dentre os concertos, dois se destacam. O concerto de abertura que acontecerá no dia 14 de junho de 2017, às 19 horas no Teatro SESI em Uberaba, no qual o violoncelo terá um papel protagonista com os solistas Kayami Satomi e Gabriel Gonçalves, acompanhados pela Orquestra Municipal de Uberaba, sob a batuta do Maestro Eliézer Tiago de Oliveira. Também o concerto de encerramento que acontecerá no dia 17 de junho de 2017, no gramado do Museu em Peirópolis onde todos os alunos do encontro formarão uma Orquestra de Violoncelos.

O encontro possui também um cronograma pedagógico que prevê aulas e master classes ministradas por professores como Kayami Satomi (UFU– Uberlândia/MG), Matias de Oliveira Pinto (Alemanha), Hugo Pilger (UniRio – Rio de Janeiro/RJ), Eduardo Swerts (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais) e Gabriel Gonçalves (Orquestra Municipal de Uberaba), além de ensaios diários para o encerramento e demais concertos que serão realizados em Peirópolis e Uberaba.

Kayami Satomi - violoncelista da UFU

A idealização e direção artística do evento é de Kayami Satomi, professor de violoncelo da Universidade Federal de Uberlândia e conta com o apoio de diversos parceiros como a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Associação dos Amigos do Sítio Paleotológico de Peirópolis, Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Fundação Cultural de Uberaba e Prefeitura Municipal de Uberaba.

Foto: Divulgação/UFTM