UFTM é a 8ª instituição de ensino mais sustentável do Brasil, conforme ranking UI Green Metric
A professora Bruna Coelho, do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE foi a responsável pela associação da UFTM na rede UI Green Metric durante o “II National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil – 2018”, promovido pela USP, em São Paulo, e pelos gestores do ranking para incentivar a utilização dessa ferramenta. Na ocasião, a aluna Luma Carvalho Scannavino, do curso de Engenharia Ambiental, apresentou a proposta do seu trabalho de conclusão de curso intitulada "Avaliação de Sustentabilidade da UFTM como o uso do UI GreenMetric", cujo objetivo era viabilizar a submissão da UFTM a esse ranking.
Em 2018 participaram 719 instituições de todo o mundo, sendo 25 brasileiras. No resultado geral, a UFTM conquistou a 310ª posição. O ranking completo encontra-se disponível em: http://greenmetric.ui.ac.
Sobre o GreenMetric: Utilizando critérios e metodologias fáceis de preencher, criou-se um questionário a partir do qual é possível, além de fornecer dados sobre indicadores-chave, recebe comentários das universidades participantes sobre possíveis aprimoramentos. Para participar do ranking, solicita-se para as universidades interessadas o fornecimento de dados numéricos sobre critérios que mostram seu compromisso com políticas sustentáveis. Os critérios são informações básicas, tais como infraestrutura, energia, transporte, resíduos, água e educação. Após o preenchimento e envio do questionário, calculam-se as pontuações e disponibilizam-se as classificações resultantes. Anualmente é divulgado um ranking com a colocação das universidades que optaram pela submissão, de forma que os resultados possibilitam rápidas comparações entre as instituições em diversos quesitos, atraindo o interesse delas em tomar medidas para melhorar a sustentabilidade, consequentemente, conquistar um lugar melhor no ranking.
Equipe responsável pela associação da UFTM na rede UI Green Metric - Professora Bruna Coelho, aluna Luma Carvalho Scannavino e Ana Luísa Curado do Serviço de Planejamento Sustentável da UFTM
Foto: Arquivo pessoal - Luma Carvalho Scannavino
Redes Sociais