Aberta exposição “Água Virtual” da UFTM na biblioteca municipal
A exposição "Água Virtual", que acontece de hoje até sexta-feira, na biblioteca municipal de Uberaba, encerra as atividades do projeto de extensão "Cidadania Hídrica e Mídia-educação", desenvolvido ao longo deste ano na UFTM, coordenado pela professora Alexandra Bujokas de Siqueira. O projeto foi composto por cinco oficinas que tratam da água virtual, em que se produziu material pedagógico para ser usado por professores que queiram replicar a ideia.
“Água Virtual” é uma instalação produzida por estudantes e professores de graduação da UFTM e estudantes do Conservatório de Música Renato Frateschi de Uberaba, MG, que participaram das atividades do projeto “Cidadania Hídrica e Mídia-educação”. Uma equipe multidisciplinar concebeu e ofertou a série de oficinas que reúnem conhecimentos das áreas de Ciências Biológicas, Artes, Ciências Sociais, Geografia e Comunicação para compreender a questão da água em todas as etapas do processo de produção nas modernas sociedades capitalistas.
De acordo com Bujokas, o objetivo é mobilizar uma diversidade de linguagens para ampliar o repertório de adolescentes sobre a questão da água, de forma que a geração que terá de lidar com o cenário de escassez poderá desenvolver habilidades de acesso, análise e uso da informação para produzir opiniões informadas e se engajar no cenário de disputas políticas e simbólicas em torno da água.
Redes Sociais