Portal da UFTM está de cara nova
O novo portal da UFTM conta com novas funcionalidades e organização. O processo de planejamento foi realizado pela Comunicação Social em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento – Proplan e consulta aos gestores. Com a nova mudança, as páginas ficaram divididas de forma mais dinâmica e intuitiva para o internauta.
As páginas das Pró-Reitorias e diversos setores administrativos foram inseridas no item Organização Administrativa seguindo o organograma da Instituição. Além disso, o acesso direto aos endereços ficou mais simples e será realizado da seguinte forma: www.uftm.edu.br/SIGLA da Pró-Reitoria.
Exemplos:
Outra novidade em relação ao novo portal é a diferenciação entre notícias e comunicados. Na página inicial, será publicado o conteúdo institucional e jornalístico mais recente da Instituição. Na página inicial, no item Últimas Notícias serão publicadas as notícias de ações e eventos institucionais que envolvam a comunidade interna e externa da Universidade. Já no item Comunicados, o internauta visualizará as informações ou notas publicadas pela Reitoria e Pró-Reitorias por ordem de publicação mais recente. Neste item, serão publicadas as notas e comunicados de assuntos que atendam à comunidade interna da Instituição. O internauta poderá acessar as notícias diretamente nas páginas de cada setor.
Comitês e Comissões Permanentes
O novo portal conta com páginas para os Comitês e Comissões Permanentes da Instituição, hospedadas no menu A Universidade. As páginas foram padronizadas e cada responsável irá realizar publicações de itens como formulários e relatórios diretamente como forma de agilizar os processos de atendimento e dar mais publicidade às ações.
O mesmo procedimento foi realizado para as páginas dos Conselhos Superiores que agora são administrados pelas suas respectivas secretarias que estão em fase de migração das informações.
Unidades Acadêmicas e campus fora de sede
As páginas já existentes das Unidades Acadêmicas e do campus fora de sede irão permanecer por um tempo no formato atual até a sua definitiva migração para a estrutura do novo portal. A única mudança, por enquanto, será no endereço que por questões técnicas terá como início www2.uftm.edu.br/SIGLA. O link de acesso para as páginas está inserido no novo portal no menu lateral.
Menu Ingresso
Os processos de seleção para ingresso, seja por meio de cursos de graduação ou concursos e contratações, foram inseridos no menu ingresso. Neste menu, é possível encontrar separadamente os editais e resultados para ingresso e matrícula nos cursos de graduação da UFTM nas cidade de Uberaba e de Iturama. Além disso, dentro da página de cada cidade, os processos estão separados por tipo como por exemplo: Vestibular, Sisu, Transferência, Reingresso, Portador de Diploma e Outros Ingressos. O internauta poderá acompanhar os processos em andamento e pesquisar pelas informações naqueles que foram encerrados.
Os editais dos programas de pós-graduação também estão separados por programa e seguindo a mesma metodologia. O mesmo procedimento também foi adotado para os cursos técnicos.
A separação dos processos, unificação da publicação de editais, resultados em um único local, separação por processos encerrados e em andamento foi uma alteração realizada no novo portal com o objetivo de simplificar a busca por informações e facilitar a navegação para o internauta.
Concursos e Processo Seletivo Simplificado para Contratação
Como também são formas de ingresso na Instituição, os Concursos e Processos Seletivos para Contratação, seja para docente ou técnico-administrativo, foram inseridos no menu ingresso. Na página, os processos foram divididos por categoria funcional e procedimentos em andamento e encerrados. A página será administrada diretamente pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos – PRORH via sistema de publicações. As informações serão migradas pelo setor, mas temporariamente aqueles que participam de concursos podem realizar a pesquisa de documentos e informações ao clicarem no item Site Antigo na barra superior do portal.
Assistência Estudantil e bolsas e Programas Institucionais
Nestes menus, o internauta poderá navegar para acompanhar os editais e processos encerrados. No item Assistência Estudantil, há um canal direto para os estudantes com as informações dos editais em andamento e encerrados que oferecem bolsas e auxílios estudantis. A página será administrada diretamente pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – Proace via sistema de publicações.
No item Bolsas e Programas Institucionais, o internauta poderá acompanhar os diversos processos relacionados ao ensino, à pesquisa, à extensão, à capacitação e diversos outros programas da Instituição. A publicação dos editais fica sob responsabilidade de cada setor ao qual o programa está ligado.
Aquisições e Licitações
No item inserido no topo do portal Aquisições e Licitações, aqueles que participam de processos como licitações e compras poderão ter um acesso direto aos documentos e editais relacionados a este processo. As publicações nesta página são administradas pela equipe da Pró-Reitora de Administração - Proad.
Cursos de Graduação, Técnicos e Programas de Pós-Graduação
No topo superior do portal, encontra-se o link de acesso rápido às páginas dos cursos de graduação, técnicos e programas de pós-graduação. Pode-se, com isso, conhecer melhor o perfil dos cursos oferecidos pela Instituição com o acesso de forma direta. O acesso às páginas foi simplificado e seguirá o padrão www.uftm.edu.br/nome do curso para os cursos de graduação, www.uftm.edu.br/sigla, e para os programas de pós-graduação o endereço seguirá a seguinte padronização: www.uftm.edu.br/modalidade (lato ou stricto-sensu)/SIGLA.
A administração das páginas dos cursos fica sob a responsabilidade da coordenação e respectivas secretarias.
Solicitação de alterações e demandas sobre o portal
O conteúdo textual estático e layout das páginas que foi padronizado só será alterado mediante solicitação encaminhada à Comunicação Social em e-mail que será divulgado à comunidade. As solicitações serão realizadas somente após avaliação de sua adequação ao planejamento e proposta do novo portal. A Comunicação Social tem um prazo de 20 dias para responder às demandas e nos casos mais complexos encaminhar a solicitação para avaliação do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação – CGTI que irá decidir sobre a questão em reunião.
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