UFTM recebe conceito 4 no IGC
O Ministério da Educação divulgou os indicadores de qualidade - Índice Geral de Cursos – IGC, Conceito Enade e Conceito Preliminar de Curso das instituições de ensino superior em 2014. A divulgação dos dados foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep.
No Índice Geral de Cursos - IGC, indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera cursos de graduação e de pós-graduação, a UFTM recebeu conceito 4, com pontuação 3,523, ficando em 29º lugar entre 231 IES, universidades e institutos federais, que tiveram cursos avaliados em 2014.
A UFTM teve 21 cursos avaliados. O conceito médio da graduação foi 3,40; do mestrado foi 4,33, e do doutorado, 4,83. As instituições são consideradas de excelência quando atingem as faixas 4 e 5 no Índice Geral de Cursos, em uma escala que vai de 1 a 5.
Conforme dados do Inep, o Índice Geral de Cursos é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso, indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes. O cálculo foi feito para 2.042 instituições, considerando as avaliações dos cursos de graduação feitas no triênio 2012-2013-2014 e as matrículas (matriculados e concluintes) de acordo com os censos da educação superior do período.
Redes Sociais