Estágio é discutido em mesa-redonda organizada pela Via Jr.
A Via Jr. - Consultoria e Projetos, Empresa Júnior do Curso de Engenharia Civil da UFTM, realizou na Universidade esta semana a primeira mesa-redonda com o tema "Estágio". O evento contou com a presença de 50 alunos do Curso de Engenharia Civil, quatro alunos em período de estágio e os professores Luiz Humberto Camilo, especializado na área de concreto e Paulo Garcia, coordenador do Curso, especializado na área de estradas. Os alunos que compuseram a mesa foram Breno Abarca, Breno Teixeira, Guilherme Urbano e Fernanda Duarte, todos no 10º período.
O foco da mesa-redonda foi mostrar como um estágio funciona do ponto de vista do aluno, o que é esperado de um estagiário em diferentes períodos do curso e um olhar dos professores/empregadores. Também se debateu a importância do estágio na formação do aluno e o diferencial que o conhecimento prático gera para o ingresso do profissional no mercado de trabalho.
Cada aluno contou um pouco da própria trajetória, suas oportunidades e dificuldades. Breno Teixeira, em seu terceiro estágio, disse que no último período do curso tem-se mais capacidade de ver e reparar erros encontrados nas obras. Fernanda compartilhou que, por ter feito um curso técnico em edificações antes de iniciar o Curso de Engenharia Civil, conseguiu contatos importantes para estagiar em uma empresa de pavimentação e hoje também fazer parte de um projeto ligado à empresa Vale.
Os professores comentaram sobre a importância do estágio durante a graduação. Ressaltaram o compromisso e a responsabilidade do aluno com o trabalho e deram algumas sugestões para que ele consiga destacar-se no momento de se conseguir um estágio, e manter esse trabalho até que seja efetivado. De acordo com Camilo, a disponibilidade e responsabilidade são atributos fundamentais. "O interesse em aprender o que é ensinado em sala de aula para aplicar na prática é outro ponto a ser destacado, saber aproveitar da melhor forma possível todas as áreas do curso, pois não se sabe em que direção as portas se abrirão", afirmou o professor.
A Via Júnior avaliou que o projeto de discussões em mesas-redondas tem forte potencial e mostra-se muito útil para auxiliar os alunos a encontrarem um foco ainda nos primeiros semestres do curso, portanto, prevê a realização de novos eventos na mesma linha.
Fotos: Divulgação/UFTM
Redes Sociais