Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM discute acordo de dupla diplomação e cotutela com universidade colombiana

UFTM discute acordo de dupla diplomação e cotutela com universidade colombiana

Publicado: Quinta, 30 de Março de 2017, 06h13

A reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, e o coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional, Wendell Meira, viajaram no final de março para a cidade de Tunja, na Colômbia, onde discutiram com o reitor da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia - UPTC, Alfonso López Diaz, as possibilidades de acordos de dupla diplomação (graduação) e de cotutela (pós-graduação) em áreas específicas de interesse das duas instituições.  Dentro da política de internacionalização da UFTM, está prevista a celebração de acordos e cooperações técnicas entre as universidades de diferentes países e, a partir dessa premissa, ambas as universidades já possuem um acordo de cooperação geral firmado em 2015.

A UPTC é uma universidade tradicional da Colômbia,  fundada em 1953 com sede principal em Tunja, a 140 quilômetros da capital Bogotá, e possui outros seis campi no país. Tem 70 cursos de graduação abrangendo todas as áreas do conhecimento e estão matriculados cerca de 25 mil alunos. A professora Ana Lúcia e o coordenador Wendell reuniram-se também com diversos integrantes da gestão da universidade colombiana, além de participarem de visitas técnicas.

"Após reuniões com todos os institutos presentes em Tunja, ficou claro o interesse mais forte em acordos de dupla diplomação envolvendo as áreas de graduação em educação e pedagogia, no caso da UFTM abrangeria os cursos de licenciaturas, bem como na área da saúde em que a UPTC tem cursos de Psicologia, Enfermagem e Medicina. Além disso, em nível de pós-graduação já existe uma parceria com o curso de licenciatura em Química da UFTM, com a orientação local do professor Thiago Correa e, a partir da assinatura do acordo, esta cooperação envolveria a cotutela entre os cursos de pós-graduação", relatou Wendell.

Coordenadores da UPTC demonstraram interesse em cooperar nas áreas de Medicina Tropical e Saúde Comunitária. "Sugeriram a ajuda da UFTM na implantação destes cursos de pós-graduação na UPTC. Para os cursos da UFTM consolidariam processos de Mestrado Interinstitucional (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter) em que turmas de mestrado e de doutorado seriam conduzidas por uma instituição promotora (nacional) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada no exterior, afastadas de centros consolidados em ensino e pesquisa. A visita consolida os laços existentes entre UFTM e UPTC, além de terem abertas grandes perspectivas de novas cooperações em um futuro próximo", expôs o coordenador.

No início da próxima semana, dois professores da UPTC virão para Uberaba com o objetivo de dar continuidade às discussões e conhecer estruturas, cursos, professores e alunos da UFTM. Para Ana Lúcia, a dupla-diplomação coroaria essa parceria que poderá ser celebrada em médio prazo.  “A visita à UPTC representou uma ação no contexto na política de internacionalização da UFTM. Estabelecer parcerias que possibilitem a mobilidade de estudantes e professores, assim como o desenvolvimento de projetos integrados de ensino e de pesquisa são estratégias importantes para o fortalecimento da política de internacionalização e para maior visibilidade da UFTM”, concluiu a reitora.

Fotos: Divulgação/UFTM