Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Aplicação da edição 2023/2 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) no posto aplicador da UFTM
Início do conteúdo da página
Internacionalização

Aplicação da edição 2023/2 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) no posto aplicador da UFTM

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 20h40

 O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores no Brasil e exteriro, a UFTM é um dos postos aplicadores.

O posto da UFTM é coordenado pela professora Juliana Bertucci (Cursos de Letras e PROPPG) e tem como equipe de aplicadores, avaliadores e fiscais docentes dos Cursos de Letras e Profletras, a servidora Ana Paula Cardoso (profletras) e bolsistas do Nucli, com apoio da ACI/UFTM e PROPPG.

O exame acontece em duas etapas no dia 24/10/2023:

(i) parte escrita às 8h30 na sala 314 do Centro Educacional na UFTM,

(ii) parte oral (interação face a face), aplicada individualmente a cada candidato, a partir das 13h30 no terceiro andar do Centro Educacional (laboratórios LABLIT, LEPEVAR, LID).

As inscrições aconteceram em agosto de 2023 (edição 2023/2), exame em 24/10/2023. Há previsão de novo exame para 2024.

O Celpe-Bras fundamenta-se na ideia de proficiência como uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo. O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação. Para certificar diferentes níveis de proficiência, o Celpe-Bras baseia-se na premissa de que participantes de todos os níveis certificados são capazes de desempenhar ações em língua portuguesa. O que pode variar é a qualidade do desempenho, dependendo do nível de proficiência.

O exame tem uma parte escrita, que avalia a compreensão oral e escrita e a produção redigida em língua portuguesa; e uma parte oral (interação face a face), que avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português, no Brasil.

Público-alvo: Estrangeiros residentes no Brasil que necessitem de certificação de proficiência em língua portuguesa do Brasil.

Outras informações: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/celpe-bras

Fim do conteúdo da página